Fofuxo.com

Pesquisa tenta entender o cachorro pelo movimento do rabo

Estudos estão tentando identificar as emoções dos nossos amigos caninos pelo movimento do rabo.

Postado em - Atualizado

Uma pesquisa liderada por cientistas italianos tenta entender melhor o que os cachorros estão querendo demonstrar quando balançam o seu rabo. A pesquisa tem como base alguns outros estudos relacionados com esta questão, que diziam, por exemplo, que um cachorro abana mais o rabo para a direita quando eles estão felizes. Já quando eles estão mais nervosos eles abanam o rabo mais para a esquerda.

Pesquisa tenta entender o cachorro pelo movimento do rabo

Mas o que as pesquisas apontam é que não são apenas as pessoas que conseguem entender estes diferentes movimentos dos rabos dos cachorros. Outros animais da mesma raça também conseguiram perceber algumas mudanças mais sutis de comportamento.

Monitorando os cães

Pesquisa tenta entender o cachorro pelo movimento do raboPara tentar entender melhor a reação dos cachorros quando viam outro cão movimentando o rabo, os cientistas colocara uma série de cães, de raças diferentes, na frente de uma grande tela que mostrava os cachorros que estavam balançando o rabo. Para focar no estudo da reação dos cachorros em relação ao movimento do rabo, as imagens que apareciam na tela mostrava o cachorro sem focar na sua expressão facial.

Quando mostravam imagens de cachorros abanando o rabo mais para a direita, os outros cães que estavam sendo monitorados com sistemas que registravam batimento cardíaco ficavam mais calmos.

Mas quando estes mesmos cães viam na tela um cachorro abanando o rabo mais para o lado esquerdo, eles se mostravam ansiosos e aceleravam o seus batimentos cardíacos.

De acordo com a opinião dos cientistas que estavam liderando o projeto, os cães estariam aprendendo como entender o quanto um animal poderia motivar alguma preocupação com base nos movimentos do rabo dos cachorros, sendo que isso seria mais um sistema de autodefesa do que uma tentativa de comunicação entre os animais.

Nas próximas etapas dos estudos os cachorros serão monitorados em relação ao comportamento de cachorros reais para verificar se existe alguma alteração nos resultados da pesquisa, e também tentar identificar algum outro padrão de movimento dos cães que poderiam ajudar os humanos a tentar entender melhor o que passa na cabeça dos cachorros.


Você também vai querer ver...

Comentários

Mais Curiosidades