Fofuxo.com

Passaporte para cães e gatos já começou a ser emitido

Documento pode ser solicitado junto as superintendências federais agropecuárias.

Desde o final do mês de fevereiro o governo federal autorizou o início da confecção e da emissão dos passaportes especiais para cães e gatos, documento que autoriza que estes animais saiam do Brasil. A intenção do Ministério da Agricultura com o lançamento deste projeto é tornar as viagens com os pets menos burocráticas.

Passaporte para cães e gatos já começou a ser emitido

O passaporte para cães e gatos acaba surgindo como uma alternativa para outro documento que era exigido antes, chamado Certificado Veterinário Internacional. Este documento era um atestado de saúde que permitia que o animal deixasse o território nacional. O problema é que este papel tinha como validade apenas uma viagem, e o dono precisava passar por todo o procedimento sempre que fosse viajar com o seu pet.

Já o passaporte vale para toda a vida do animal, sendo que os donos precisam apenas atualizar os seus dados com as vacinações correspondentes.

De acordo com a informações divulgadas pelo governo federal, até o momento o passaporte animal já é aceito nos países do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela) mas em breve será aceito por outros países também. O passaporte do animal também poderá ser utilizado para viagens domésticas.

Como tirar o novo passaporte para cães e gatos

Passaporte para cães e gatos já começou a ser emitidoO novo passaporte será emitido pelas superintendências federais agropecuárias, mediante apresentação do animal no local juntamente com uma declaração de saúde assinada por um veterinário atestando que está tudo bem com aquele animal. Os donos também terão que apresentar a carteira de vacinação completa do animal, também autenticada por um veterinário.

Além disso todo o animal que for retirar um passaporte deve ter implantado no seu corpo um microchip, onde constam as informações completas sobre o cão e também sobre o seu dono e que podem ser acessadas através de uma máquina de leitura digital. O procedimento podem ser feitos em algumas clinicas do Brasil e os donos devem ter o número de registro informado no momento da implantação do chip. Esta informação também vai constar no passaporte.

O dono poderá optar se o passaporte do seu cão ou gato terá uma foto 3X4 ou não. Caso queira acrescentar a foto ela deverá ser levada e entregue junto com os atestados. 

Postado em .


Pela Web

Comentários