Fofuxo.com

Quem tem medo de gato preto?

Confira algumas curiosidades que ultrapassam gerações sobre felinos da cor negra.

Quando um gato preto passa na sua frente quando está caminhando pela rua, qual a primeira coisa que vem a sua mente? Se você respondeu algo do tipo “Droga, este não seria um dia bom” não se preocupe, você não está sozinho. O gato preto ainda é associado a uma série de superstições e crenças, em pleno século 21.

Quem tem medo de gato preto?

Confira algumas curiosidades sobre estes felinos tão temidos por alguns.

O começo das crenças

Os historiadores não possuem certeza absoluta sobre quando e como começaram as histórias relacionando os gato negros com o azar, mas existem alguns indícios que ajudam a recontar esta trajetória.

Os gatos pretos aparece em alguns contos na Pérsia Antiga, mas não diretamente relacionados ao azar. Ao contrário, os persas acreditavam que quando alguma pessoa maltratava um felino com o pelo escuro ele estaria maltratando um espírito antigo que teria sido criado especialmente para cuidar dos homens. Portanto, os gatos pretos eram protegidos.

Os Gatos e as Bruxas

Quem tem medo de gato preto?

O problema que os gatos pretos começaram a enfrentar foi a partir da Idade Média.  Existiam muitos relatos que gatos pretos se reuniam nos locais onde mulheres que eram acusadas de bruxaria também eram encontradas. A partir deste momento da história os gatos pretos começaram a significar azar, e não conseguiu mais se livrar da alcunha.

O gatos, de um modo geral, por terem hábitos noturnos, começaram a ser relacionados com espíritos do mau encontrados nas sombras. E a coisa só ficou pior para o lado dos felinos negros quando o papa Inocêncio VIII declarou que iria incluir os gatos pretos na lista de seres hereges perseguidos pela Inquisição.

Com o passar dos anos o gato passo a ser o animal de estimação que sempre acompanhava as bruxas das histórias. E alguns escritores acabaram contribuindo para que as histórias relacionadas aos felinos pretos continuassem vivas, como o norte-americano Edgar Allan Poe e o famoso conto O Gato Preto.

Superstições

Confira algumas superstições que estão relacionada aos gatos pretos:

  • Em diversos países, quando um gato preto cruza o caminho de alguém é sinal de má sorte. Mas para se livrar do problema, basta fazer a volta no felino;
  • Mas na Alemanha, se o gato preto cruza na frente da pessoa da esquerda para direita é sinal de boa sorte;
  • Na Itália, quando um gato preto deita na cama onde alguma pessoa doente também está deitada, significa que a morte irá chegar logo para o humano;
  • Na Irlanda, quando um gato preto cruza o caminho de alguém durante as noites de luar significa que uma epidemia está vindo;

Postado em .


Pela Web

Comentários