Fofuxo.com

Por que os gatos possuem bigodes?

Uma dica: Nunca corte ou apare os bigodes do seu felino.

Muitas pessoas que convivem diariamente om gatos não sabem, mas cortar ou aparar os bigodes do seu amigo felino pode causar um grande problema. Afinal de contas, a mãe natureza é saiba e não coloca nada por acaso. Os bigodes dos felinos não estão apenas para compor a carinha fofa dos bichanos, mas também contam com funções importantes para o cotidiano deste animal.

Por que os gatos possuem bigodes?

Habilidades sensoriais

Sabemos que os cães possuem alguns sentidos mais apurados que os humanos, mas eles não se comparam as habilidades sensoriais que podemos perceber nos felinos. Os gatos estão sempre antenados em tudo que acontece na sua volta, e dificilmente alguém consegue pegar um bichano de surpresa.

E um dos grandes responsáveis por estas habilidades sensoriais avançadas é justamente os bigodes destes gatos. Tanto é que bigodes foi apenas um apelido carinho que os humanos deram para o que é chamado de pelos sensores.

Vale lembrar que os cães também possuem estes pelos sensores, mas nos caninos eles acabam sendo muito menos úteis do que para os gatos.

Habilidades noturnas

Os gatos possuem hábitos noturnos, e para isso é sempre importante contar com sentidos aguçados para conseguir se esgueirar pela escuridão e fugir das presas. Os pelos sensores permitem que os gatos consigam sentir o que acontece ao seu redor, contando não apenas com a visão mas com um conjunto que sente quando existe algum deslocamento de ar estranho, por exemplo, o que pode significar a presença de alguma pessoa estranha.

Equilíbrio e Movimentação

Por que os gatos possuem bigodes?Como os gatos utilizam um pouco estes sensores, eles acabam contando com eles sempre no seu dia a dia, inclusive quando eles não estão dando seus passeios noturnos. Quando eles perdem estes sensores, eles podem se sentir completamente perdidos e desorientados.

Funciona mais ou menos como quando os humanos acabam perdendo parte ou a sua audição. Não é apenas o fato de não conseguir ouvir algum ruído, mas sem a audição os humanos perdem também a capacidade de se localizar dentro de um determinado espaço, e assim também acaba tendo problemas para se equilibrar ou se movimentar.

Por isso, a dica é nunca aparar ou cortar os bigodes do seu gato. Caso ele tenha algum problema que ocasione a perda destes pelos sensores, o melhor que o seu dono pode fazer é deixar o bichano dentro de casa por alguns dias, já que os bigodes crescem novamente. 

Postado em .


Pela Web

Comentários