Fofuxo.com

Gatos podem ser melhores em identificar sentimentos dos humanos do que cães

Pesquisas mostram que os felinos são sensíveis e contraria o sentimento de “indiferença” que alguns donos sentem.

Quando se trata do relacionamento entre animais de estimação e os seus donos muitas pessoas acreditam que o cachorro é o pet que mais dá atenção aos humanos que estão ao redor. Existe aquela velha frase que diz: “O cão é o melhor amigo do homem” que acaba ajudando ainda mais a perpetuar esta máxima. Mas algumas pesquisas recentes indicam que nossos amigos felinos podem ser tão, ou mais, sensíveis do que os cachorros.

Gatos podem ser melhores em identificar sentimentos dos humanos do que cães

Apesar de passar uma imagem de “indiferença” em determinada situações, pesquisadores confirmam que os gatos são extremamente sensíveis as mudanças de comportamento dos humanos, conseguindo identificar até mesmo quando existe uma alteração muito brusca no tom de voz. Desta forma, os felinos conseguiriam saber o humor da pessoa. Mais do que isso, eles também conseguiriam identificar quando a pessoa está realmente alterada ou quando está apenas “fingindo” estar alterada para provocar alguma reação do gato.

Comunicação corporal

Os gatos são muito sensíveis em relação a qualquer mudança que aconteça ao seu redor. Eles também conseguem entender melhor quando estão diante de uma verdadeira ameaça ou quando a situação não lhe representa qualquer problema. Esta poderia ser uma explicação ao fato dos cães parecerem ser mais sensíveis a qualquer coisa que aconteça.

Um outro dado interessante é que os gatos também possuem um olfato muito apurado, não são apenas os cães que conseguem identificar diferentes tipos de cheiro a uma grande distância. Os gatos conseguem detectar o cheiro do nosso suor e também quando existe algum tipo de desequilíbrio do nosso organismo que apresente reações físicas. Desta forma, os gatos poderia sentir o “cheiro do medo”, por exemplo.

Gatos podem ser melhores em identificar sentimentos dos humanos do que cães

Uma outra linguagem corporal que também seria entendida pelos gatos está relacionada ao piscar de olhos. Normalmente os felinos conseguem identificar quando o humano está piscando de forma natural ou quando ele está piscando de forma mais rápida ou mais demorada.

Um exemplo interessante que surge em algumas pesquisas é o fato dos gatos sentirem mais atrações por pessoas que piscam mais do que as que costumam olhar para eles com olhar mais compenetrado. Os felinos geralmente interpretam este olhar como um sinal de conflito imediato, e tendem a recuar ou até mesmo a atacar estas pessoas. 

Postado em .


Pela Web

Comentários