Fofuxo.com

Estudos comprovam necessidade de amassar e apertar filhotes fofos

Comportamento seria semelhante ao apresentado pela personagem Felícia dos desenhos animados.

Sabe aquela vontade que você tem de abraçar tanto um filhote a ponto de amassar ele? Pois você não está sozinho neste mundo. Um grupo de pesquisadores da Universidade do Yale, nos Estados Unidos, comprovaram que este é um comportamento natural dos seres humanos.

Estudos comprovam necessidade de amassar e apertar filhotes fofos

Os pesquisadores começaram a trabalhar justamente em cima do comportamento demonstrado pela personagem Felícia, do desenho animado Looney Tunes. Os filhotes fofinhos estavam sempre tentando fugir da menina que apertava e abraçava os animais além da conta. Mas esta reação da personagem seria reflexo do comportamento natural dos humanos ao se depararem com algum filhote fofo.

Para conseguir entender um pouco melhor sobre o comportamento, antes de mais nada seria necessário comprovar cientificamente se ele realmente existia na maioria dos humanos ou se seria apenas algum tipo de credo popular.

Conduzindo o experimento

Estudos comprovam necessidade de amassar e apertar filhotes fofosPara comprovar este comportamento um grupo de pesquisa reuniu 90 pessoas voluntárias, formado por homens e mulheres. A ideia era assistir a reação deles enquanto assistiam um vídeo que passava por fotos de filhotes de cães e gatos das mais diversas raças. O grupo foi dividido em 30 e cada um acabou vendo imagens diferentes.

De acordo com a divisão proposta, as imagens foram divididas nos seguintes grupos: Animais e filhotes fofos, fotos de animais com expressões engraçadas e animais em posição neutra. Cada grupo assistiu a uma destas sequencias de imagens.

Cada adulto que entrou na sala para assistir ao vídeo também recebeu um plástico-bolha que poderia ser apertado durante a exibição das imagens. Os pesquisadores orientaram que eles apertassem o plástico bolha cada vez eles desejassem tocar um dos animais que eram exibidos nas fotos.

Apertando os animais

O grupo que assistiu as imagens do grupo de animais considerados fofos acabou apertando mais o plástico bolha do que os integrantes dos outros grupos. Os integrantes que viram imagens dos filhotes fofinhos apertaram 120 bolhas enquanto que os outros apertaram entre 80 e 100 bolhas.

Cuidando do filhote

Estudos comprovam necessidade de amassar e apertar filhotes fofosDe acordo com a opinião de psicólogas que analisaram os resultados dos testes, na verdade este movimento que pode parecer agressivo na verdade demonstra apenas a necessidade que os humano acabam tendo de cuidar de um determinado animal. E quando ele lhe parece fofo ou mais bonito, esta necessidade aumenta. Esta é uma das explicações para o fato da maioria das pessoas quererem adotar um filhote ao invés de um cão já adulto.

Agora diversos grupos de pesquisa dentro da Universidade de Yale estão debruçados sobre estes dados para tentar entender como este mecanismo de defesa funciona em nosso cérebro. 

Postado em .


Pela Web

Comentários