Fofuxo.com

Entenda o motivo que leva os cães a uivarem

Forma de comunicação é resquício dos seus antepassados.

Você está tendo uma boa noite de sono quando de uma hora para outra, bem distante, se escuta um cachorro uivando. Em pouco tempo todos os cachorros da vizinhança estão fazendo o mesmo som, inclusive o seu amigo de estimação. E assim lá se vai a sua boa noite de sono.

Entenda o motivo que leva os cães a uivarem

O uivo dos cães também já foi bastante explorado pela cultura pop de uma forma geral. Quase sempre a imagem de um cachorro uivando está relacionado a lua cheia e também a um sinal de melancolia.

Mas, afinal de contas, porque os cachorros uivam? Será que eles realmente estão chateados quando fazem este tipo de barulho?

Comunicação à distância

Quando queremos falar com uma pessoa que não está ao nosso lado, o que fazemos? Nos dias de hoje, tiramos um smartphone do bolso e fazemos uma ligação. Mas os cães não contam com este recurso. Para eles se comunicarem com outros animais da mesma espécie que a sua é que eles uivam. A ferramenta é utilizada especialmente quando não existe contato visual entre os animais.

Quando um cachorro uiva o tom da sua voz muda, ele fica diferente do latido, e assim ele pode ser ouvido mais distantemente e com mais clareza pelos próprios cachorros, já que o tom que eles conseguem atingir são mais facilmente reconhecidos por estes animais.

Este é um comportamento que era muito comum entre os lobos primitivos, que caçam em bando e que estavam o tempo todo se comunicando com outros membros da sua matilha. A intenção do uivo era permitir que os integrantes da matilha soubesse mais ou menos a qual distancia os outros membros estavam. Também tinha como principal objetivo reunir diversos membros de um mesmo grupo em um determinado local.

Cio

Existe também um outro motivo que faz com que os cães comecem a uivar, que geralmente está relacionado a presença de uma cadela por perto. Eles conseguem sentir o cheiro quando ela está no período fértil porque ele consegue se espalhar com o vento. Mas como o cão não está vendo onde a fêmea está localizada, ele começa a uivar na esperança de que ela responda para que os dois possam se encontrar. 

Postado em .


Pela Web

Comentários