Fofuxo.com

Dicas de relacionamento com gatos na terceira idade

Confira algumas dicas para lidar melhor com os seus gatos idosos.

Quando compramos, adotamos ou ganhamos um gatinho filhote não pensamos que ele um dia vai fica bem velhinho do nosso lado, e muito antes de chegar na nossa terceira idade. Costumamos prestar atenção apenas no presente do nosso animal de estimação, e em um piscar de olhos ele já se tornou um gato idoso. E com isso toda a relação com os nosso amigos também acabam passando por algumas alterações.

Dicas de relacionamento com gatos na terceira idade

Os gatos são animais que costumam demonstrar menos suas necessidades do que os cães, por exemplo. Por isso, na medida os gatos vão ganhando mais anos de idade eles também precisam de consultas periódicas no seu veterinário de confiança. Afinal de contas, será mais difícil perceber que o gato possa estar desenvolvendo algum tipo de doença. Existem alguns males, como a Doença Renal Crônica, que acaba chegando aos poucos nos felinos, e quando ele demonstra já pode ser tarde demais.

Alterações comportamentais

A partir dos 12 anos de idade os gatos já começam a apresentar alguns comportamentos diferenciados. A partir deste momento os gatos acabam se tornando mais seletivos com determinadas escolhas, principalmente quando estamos falando na alimentação. Os gatos acabam deixando de comer algumas coisas que eles estavam acostumados, e é importante que os donos fiquem atentos a estas mudanças de comportamento. Uma dica nesta fase é tentar oferece rações úmidas aquecidas, porque elas atiçam o olfato dos gatos.

Gatos ficam menos ativos quando são mais velhos.

Outra mudança de comportamento que é nítida a partir dos 12 anos de idade é relacionado à movimentação. Ele fica menos ativo, e aos poucos vão ficando menos habilidosos especialmente no momento que eles começam a tentar subir em determinados locais mas não conseguem chegar lá. É importante que os donos realmente façam um trabalho de mobilidade na sua casa, permitindo que eles consigam chegar mais perto em determinadas estantes ou locais mais altos.

Em termos de higienes, a idade também poderá comprometer alguns comportamentos que já estavam condicionados. A partir dos 14 anos de idade, é importante que os donos invistam mais tempo no sentido de escovar o seu gato mais constantemente para que ele se sinta mais limpo. As caixa de areia também precisam estar melhor posicionadas e também de fácil acesso para que os gatos não tenham preguiça de chegar ao local e passe a fazer as suas necessidades em outros lugares. 

Postado em .


Pela Web

Comentários