Fofuxo.com

Curiosidades cães e gatos parte 2

Algumas das curiosidades que mais me perguntam na clínica veterinária sobre cães e gatos

Curiosidades cães e gatos parte 2

Frequentemente as pessoas me perguntam curiosidades sobre seus bichinhos, pensando nisso resolvi reunir algumas curiosidades, essa é a segunda parte do post, a primeira você poderá ler nesse link: http://fofuxo.com.br/curiosidades/curiosidades-caes-gatos-parte-1.html

Cão enterrando5- Por que os cães enterram as coisas?

Mesmo os cães que vivem dentro de casa tentam “enterrar” coisas, geralmente alimentos.  E quando não tem acesso a terra, eles acabam escolhendo locais como o meio do sofá, entre almofadas para esconder seus pertences. Isso se deve a uma herança de seus ancestrais, que enterravam seus alimentos para se não tivesse mais comida terem uma reserva longe dos olhos de outros animais.

6- Por que os cães latem?

É a forma de comunicação deles! Do mesmo jeito que falamos, os cães expressam algum sentimento e suas vontades através dos latidos.

cão latindo

Cada país tem uma maneira de escrever os sons de seus cães:

- Alemanha: vow, vow

- Argentina: gua, gua

- Brasil: au, au

- Colômbia: guau, guau

- Estados unidos: rruf, ruf

- França: whou, whou

- Japão: won, won

- Rússia: guf, guf

- Tailândia: hong, hong

- Vietnã: go, go

O recorde de latidos é de um Cocker spaniel: 907 vezes em apenas dez minutos.

7- Os cães e gatos suam?

Sim! Mas de uma maneira diferente de nós. Os carnívoros em geral possuem um tipo de glândulas sudoríparas apenas nos coxins plantares (“almofadinhas”) e as que têm ao longo do corpo todo não fazem uma secreção perceptível como as nossas e que regulem a temperatura corpórea. Para eliminar o calor então os cães arfam, fazem aquele “arf arf” com a língua que parece que ele está muito cansado. Mas na verdade está soltando o ar quente e úmido enquanto respira o ar frio.

 8- Como é o olfato dos cães?

cheirando o rabo do outroMuito, muito bom! Dentro do nariz ou focinho existem células sensoriais que de acordo com seu número irá determinar o quando ele é bom nesse sentido. Os homens tem em média 5 milhões de células sensoriais enquanto os cães:

- Pastor Alemão: 220 milhões

- Dachshund - 125 milhões 

- Fox Terrier - 147 milhões 

- Labrador Retriever - 250 milhões 

Com certeza é o melhor sentido dos cães! Agora você entende por que quando você está chegando em casa ele já sabe.

Os cães usam esse sentido como forma de identificação entre eles também, por isso eles cheiram o rabo um do outro! Esse hábito estranho acontece, pois nessa região existem glândulas de odor forte que mostram para eles até os animais que são líderes natos ou os animais submissos. Quando um animal levanta o rabo para o outro cheirar é por que ele é líder, quando fica de rabo abaixado ele é submisso.

Por isso eles são usados pela polícia para procurar drogas, corpos e procurar pessoas. Recentemente há estudos inclusive de cães que farejam pessoas com câncer em estágios imperceptíveis a exames laboratoriais na medicina. Isso é ótimo, pois quando mais cedo o câncer for tratado, mais chances de cura.

9- Os cães e gatos sonham?

gato dormindoSim! O cérebro deles têm as mesmas estruturas que o nosso, por isso eles sonham sim. Só não se sabe com o que exatamente que eles sonham. Cães saúdaveis dormem de 12 a 18 horas por dia, mas eles tiram várias sonecas ao longo do dia, não é um sono contínuo.

Gatos dormem muiiiitooooo, mas eles dormem a maior parte do tempo sonos leves, por isso ficam alertas rapidamente em mudanças no seu ambiente. Não se sabe por que eles dormem tanto ainda, acredita-se que seja pelo fato de serem caçadores e tentam poupar o tempo que não estejam caçando, então um animal doméstico que não caça vai dormir muito. Quando  os gatos mexerem as patas e as unhas, agitarem as orelhas e fazerem estranhos ruídos durante o sono estão na fase de sono REM, que indicam que estejam sonhando.

FONTES: Mundo estranho Abril, O Guia dos Curiosos

Patrícia Maíra Paulino M.V. Patrícia Maíra Paulino • CRMV-SP 27889
Médica Veterinária • Pós-Graduada em Dermatologia Veterinária

Atualmente atende exclusivamente Dermatologia de pequenos animais em hospitais e clínicas veterinárias.

Postado em .


Pela Web

Comentários