Fofuxo.com

Conheça o caso dos filhotes que nascem com pelos esverdeados

Episódios foram registrados na Espanha e também no Brasil.

O nascimento de filhotes sempre é um episódio formidável na vida de quem gosta de cães. Algumas pessoas ficam com um pouco de medo, especialmente quando estão passando pela experiência pela primeira vez, mas na grande maioria dos casos a natureza dá conta de resolver tudo sozinha.

Conheça o caso dos filhotes que nascem com pelos esverdeados

Mas alguns acontecimentos podem deixar os donos um pouco preocupados. E se no meio da ninhada surgirem alguns filhotes com o pelo esverdeado? Será que eles estão se transformando no Hulk? Ou será que realmente pode ser um problema mais sério?

Alguns casos esta semana foram registrados e divulgados na Espanha pela imprensa local, e também existem relatos aqui no Brasil de filhotes que nasceram com o pelo branco mas que determinados indivíduos apresentavam uma coloração esverdeada.

No caso recente que foi explorado pela imprensa local, dois filhotes de uma ninhada nasceram com a pele esverdeada, sendo um macho e uma fêmea. A fêmea acabou falecendo alguns dias depois que nasceu, enquanto que o filhote macho conseguiu sobreviver, mas parece estar mais fraco que os outros.

Investigação

Conheça o caso dos filhotes que nascem com pelos esverdeadosO fato é que os veterinários ainda não sabem ao certo o que causa este tipo de coloração esverdeada na pele de alguns filhotes. Apesar de nenhum caso ter sido registrado no país antes do que surgiu na semana passada, outras localidades da Europa já haviam registrado algo parecido.

Por lá a comunidade de pesquisadores estão investigando para descobrir se existe alguma relação entre a coloração diferenciada do filhote e o fato da fêmea não ter conseguido sobreviver.

No Brasil também já foram registrados alguns casos onde um filhote de uma ninhada de cães com a pelagem clara nascer com o tom esverdeado. Tanto no caso brasileiro quanto em outros registrados onde o filhote conseguiu sobreviver o tom simplesmente desapareceu.

Uma possível explicação para esta anomalia é a exposição de um determinado individuo da ninhada a uma substancia chamada biliverdin, que pode ser encontrada na placenta. "As vezes, quando um filhote nasce, o líquido amniótico se mistura com a placenta e tinge o pêlo do cão. Não há razões para se peocupar com a saúde do animal - é apenas uma descoloração que acontece no processo do parto" explicou a especialista Anna Zorrilla da organização americana Global Animal Rescue.

Postado em .


Pela Web

Comentários