Fofuxo.com

Conheça as etapas da vida de um gato

Saiba as principais diferenças entre as quatro etapas de vida de um gato

Saiba mais sobre as quatro fases da vida de um gato e confira quais são as principais diferenças:

Filhotes (até 1 ano)

Conheça as etapas da vida de um gato

As mães felinas são geralmente muito apegadas aos seus filhotes. O primeiro contato efetivo que ela vai ter com seus filhos será no momento que vai lamber e comer a placenta para que ela possa ser estimulada a produzir leite. Depois disso, ela passa um bom tempo lambendo o seu gatinho. É importante deixar os filhotes por um tempo com a sua mãe.

Os filhotes de gatos sã seres muito frágeis, mais do que os cães. Como seu organismo não está mais tão acostumado a lutar sozinho, então o dono deve fazer de tudo para manter os gatinhos longe de qualquer problema.

Os filhotes devem ser desmamados lá pelos seus sete ou oito meses de vida, sendo que logo depois já devem começara comer ração própria para a sua idade, nada de comida humana. Fique de olho no crescimento dos gatos, que é rápido, assim como o crescimento do seu apetite.

Jovem (De 1 a 3 anos)

Gato jovem

O gato jovem geralmente é uma criatura muito brincalhona e também cheia de disposição. É nesta etapa de vida que as fêmeas terão o seu primeiro cio, geralmente por volta dos 12 meses de vida. A média é de 3 cios por ano que uma gata costuma a ter a partir desta idade.

É importante que os gatos nesta idade encontrem um ambiente realmente interessante e atrativo. É importante que eles tenham alguns brinquedos deles mesmo, e principalmente brinquedos que permitem que eles gastem energia.

É neste período que o gato vai começar a se arriscar na rua atrás de companheiros. Para evitar este problema, a melhor solução ainda é a castração.

Adulto (De 3 a 8 anos)

Gato adulto

Neste momento os gatos se tornam mais independentes e menos brincalhões, mas mesmo assim continuam excelentes companheiros. Eles atingem o ápice de sua inteligência, mas muito do seu comportamento neste estágio vai estar diretamente ligado a forma como ele foi criado durante o seu período de juventude.

Neste período é importante também que o dono cuide bem da alimentação do gato para que ele não fique obeso. É importante uma alimentação equilibrada e própria para a idade dele.

3ª Idade (mais de 8 anos)

Gato idoso

Na terceira idade, a forma como o gato foi cuidado durante o seu período adulto será crucial para definir como será a qualidade de vida do felino quando ele for mais velho. Durante este período o gato vai ficar mais tempo dormindo, principalmente em lugares ensolarados e quentes. 

Postado em .


Pela Web

Comentários