Fofuxo.com

Como lidar com cães recém adotados

É necessário entender o que o cachorro deve ter passado e ter bastante paciência.

Não se questiona o fato de quem um cachorro adotado é muito melhor do que um cão que anda abandonado pelas ruas de uma grande cidade, com todos os riscos que ele corre. Mas o fato é que o animal não consegue ter este raciocínio humano em relação ao abandono. Parece lógico, mas este pensamento as vezes escapa principalmente dos donos mais novos de cachorro.

Como lidar com cães recém adotados

O fato é que um cachorro abandonado se acostuma com aquela realidade, e quando ele é adotado passa a viver uma realidade completamente diferente. E muitas vezes ele vai querer repetir o comportamento que tinha quando andava pelas ruas, não por ser bom ou ruim, mas simplesmente por fazer parte dos hábitos adquiridos.

E como se sabe para os cães que são mais velhos é mais complicado fazer esta adaptação, e é por isso que muitas pessoas não gostam de adotar aqueles cães que já passaram de uma determinada idade e precisam de atenção e cuidados tanto quanto um filhote. A boa notícia é que em ambos os casos é possível mudar o comportamento dos animais, mas é necessário uma boa dose de paciência e tempo.

Confira alguns dos principais problemas enfrentados pelos donos de cães logo depois que eles são adotados:

Fuga

Cachorros adotados tendem a tentar fugir.

Um dos principais problemas enfrentados é a fuga dos cães que são adotados, principalmente aqueles que são levados para ambientes como casas com pátios grandes. São vários os motivos que vão levar este cachorro a tentar fugir. Geralmente um cão de rua tem mais liberdade que um cão de pátio, pode cheirar qualquer coisa, conviver com outros animais, e também está acostumado a correr atrás da sua própria comida. O fato dele ser levado para uma casa de uma hora para outra não vai mudar o comportamento do cão automaticamente.

Por isso, o ideal mesmo é manter o cachorro preso. Com o tempo, é importante ir soltando ele aos poucos, fazendo com ele se acostume ao local que ele se encontra. É importante que adapte o cão a uma rotina em termos de alimentação, porque se ele ficar muito tempo sem comer ele provavelmente vai fugir para buscar aquela comida.

Choros e latidos

Cachorros de rua costumam latir mais.Este é um problema que também acontece quando se compra filhotes. Mas alguns cachorros de rua acabam tendo um hábito de latir mais frequentemente, e isso deve ser mantido na nova casa por um tempo. O ideal é fazer com que o cachorro passe por um treinamento de sociabilização para saber quando pode latir ou não. Mesmo assim, é necessário ter paciência no começo, porque ele não vai parar de latir de uma hora para outra.


Doenças

As doenças também preocupam bastante os cães que são adotados, principalmente os mais velhos que passaram muito tempo na rua. O recomendado sempre é fazer uma avaliação completa com um veterinário assim que o seu novo amigo for levado para casa. O médico poderá dizer se ele possui algum problema e indicar os tratamentos necessários, mas os donos não devem esperar que ele apresente algum sintoma para depois levar ao veterinário. 

Postado em .


Pela Web

Comentários