Fofuxo.com

Coleira pode monitorar saúde dos cães

Acessório registra atividades do cachorro e deverá ser lançado no mercado no 2º trimestre de 2014.

Para os donos que estão sempre preocupados com a saúde do seu pet, uma novidade anunciada esta semana em uma das maiores feiras de eletrônicos e inovação do mundo vai chamar a atenção. Utilizando a tecnologia vestível, uma empresa apostou no lançamento de uma coleira que poderá monitorar de perto a saúde dos cachorros.

Coleira pode monitorar saúde dos cães

O dispositivo que foi apresentado durante a CES 2014 chama-se Voyce e tem como principal objetivo registrar e acompanhar as mais diversas atividades que são executadas pelo cão ao longo do da. Mais do que isso, o sistema também consegue monitorar e interpretar dados que estejam relacionados a saúde e ao bem-estar do animal.

Monitorando 24 horas

O sistema foi desenvolvido para ser utilizado como qualquer outra coleira, que poderá ser colocada ao redor do pescoço do animal com poucos riscos que o sistema seja inutilizado em decorrência de alguma ação do cão.

Dentre as novidades que foram anunciadas neste equipamento está a presença de uma acelerômetro, dispositivo parecido com o que encontramos nos smartphones, e que vai monitorar todos os passos do cão para saber quanto de atividade física ele está fazendo.

Um outro sensor instalado na coleira vai utilizar frequências de rádios para conseguir medir e acompanhar os níveis de respiração do animal e também os batimentos cardíacos do mesmo.

Acompanhando os dados

Todos os dados que são coletados pelo equipamento estarão disponíveis em tempo real para os donos dos cães, através de um aplicativo que poderá ser instalado no smartphone ou no computador e que vai reunir todas as informações em uma tabela. Como os dados serão transmitidos pela web, os donos poderão acompanhar as atividades do seu amigo mesmo que esteja longe, no escritório ou até mesmo em outra cidade ou país.

Durante a apresentação oficial do equipamento na feira, o presidente da empresa que projetou o Voyce explicou que o projeto acabou sendo baseado em um aparelho chamado “health vest” que é utilizado por alguns veterinários com o objetivo de coletar informações relacionada ao funcionamento do coração e do sistema respiratório do animal ao longo de algumas horas.

A diferença, segundo a empresa, é que estes equipamentos acabam sendo colocados em um momento de estresse para o cão, que é uma visita ao veterinário, enquanto que a coleira poderá ser utilizada no dia a dia. Todos os dados coletados poderão ser transmitidos também para o veterinário do cão.

Mas a própria coleira poderá ajudar o dono a criar hábitos saudáveis para o seu animal, combinando informações sobre a idade e a raça do animal e também as suas necessidades.

O preço sugerido é de 300 dólares e o lançamento no mercado norte-americano deverá ser no segundo trimestre deste ano. Não existe previsão de lançamento no Brasil.

Postado em .


Pela Web

Comentários