Fofuxo.com

Cães treinados ajudam no combate à caça de rinocerontes

Animais ajudam o governo a combater este tipo de prática ilegal na África do Sul.

Mais de 1 mil rinocerontes já foram abatidos de forma ilegal na África do Sul somente este ano, o que representa um número maior que todo o período de 2013, mesmo faltando algumas semanas para o término de 2014. A situação está sendo encarada como um grave problema que precisa ser enfrentado.

Cães treinados ajudam no combate à caça de rinocerontes

O país enfrenta o problema das gangues que promovem o tráfico de chifres de rinocerontes na região, um item extremamente valioso. A grande maioria dos animais que foram abatidos estavam no Parque Nacional Kruger, que está situado na região nordeste do País e onde 672 animais já foram abatidos.

Para tentar diminuir estes índices preocupantes especialmente para a espécie dos rinocerontes, os órgãos de repressão estão investindo em uma tática um pouco diferente para conseguir pegar os caçadores ilegais. Eles estão contando com a ajuda de outros animais, no caso, os cachorros.

Olfato ao invés de drones

Cães treinados ajudam no combate à caça de rinocerontes

Nos últimos anos as autoridades locais investiram em uma grande quantidade de equipamentos para tentar diminuir a ação dos criminosos. Foram comprados drones que monitoram os locais onde os rinocerontes ficam concentrados. Além disso também foram contratadas novas equipes de patrulheiros, mas tudo isso tem surtido pouco efeito prático.

A aposta mais alta está sendo feita agora no treinamento de cães. O objetivo é tentar encontrar os caçadores que ficam escondidos na mata durante a noite, momento em que a visão dos homens e dos drones fica prejudicada, mas o olfato dos cães continua apurado.

De acordo com as informações das empresas responsáveis pelo treinamento dos animais, os cães passam por procedimentos que ajudam eles a identificar os criminosos. 

Postado em .


Pela Web

Comentários