Fofuxo.com

Cães que uivam

Saibam os motivos que levam o animal a uivar.

A cena acabou sendo eternizada em diversos filmes e também na televisão: um cachorro solitário uivando olhando para uma lua cheia. É claro que quando vemos esta cena achamos lindo, mas não é muito interessante quando os donos acabam sendo acordados no meio da noite com o som do seu próprio cachorro uivando. Mas, afinal de contas, porque eles fazem isso?

Cães que uivam

Comunicação à distância

De acordo com alguns especialistas, o uivo nada mais é do que um recurso de comunicação à distância, ou seja, é uma ferramenta utilizada quando não existe contato visual com a outra ponta da comunicação. Como o animal não está vendo onde está o outro animal ou a pessoa com o qual ele quer se comunicar, ele utiliza um som mais alto do que o latido, atingindo um timbre diferente, que acaba gerando o uivo.

Este som pode ser percebido a quilômetros de distância, servindo para chamar a atenção. Este recurso, na verdade, era mais útil para os seus ancestrais, que são os lobos. Apesar deles terem um viverem junto com outros elementos de um bando, de vez em quando o lobo sai para caçar sozinho. Quando ele precisava chamar outros animais do seu grupo, ele uiva.

Em algumas raças, esta característica é mais comum em algumas raças que acabaram herdando comportamentos antigos, como o Husky siberiano e o Malamute do Alaska.

Portanto, quando você deixa um cão sozinho muito tempo, e ele começa a uivar, ele pode estar chamando o seu dono. E como geralmente é no período da noite que ele fica só, isso é mais comum no período noturno.

Atraindo a fêmea

Outro motivo que pode fazer com que um cachorro comece a uivar é a presença nas proximidades de uma cadela que esteja no cio. Como todos sabem, o cachorro macho consegue detectar, através do cheiro, a presença da fêmea nestas condições há uma grande distância. Mas como ele não está enxergando a fêmea, ele passa a uivar para ver se consegue fechar a comunicação. 

Postado em .


Pela Web

Comentários