Fofuxo.com

Por que os cães gostam de se esfregar no chão ou na grama?

Entenda as motivos que podem levar o seu amigo a este tipo de comportamento.

Toda pessoa que tem um cachorro já deve ter passado por um momento semelhante: você acabou de dar um banho no seu pet, ele está todo cheirosinho e limpinho e quando ele se dá por conta que está livre acaba se atirando na primeira grama ou areia disponível e rola com vontade.

Muitas vezes não precisa nem ter saído do banho, basta sair com o animal para dar uma volta e eles começam a se deitar e rolar na rua. Mas, afinal de contas o que este comportamento significa? Na verdade os pesquisadores e veterinários possuem algumas explicações para o fato. Conheça algumas delas.

Por que os cães gostam de se esfregar no chão ou na grama?

Limpando os dentes

Dizem que o osso é a escova de dentes do cão. De certa fora isso não deixa de ser uma verdade, já que os cães costumam roer ossos para conseguir manter os seus dentes limpos, além de evitar que eles cresçam demais. Mas em alguns casos os animais acabam não tendo um osso disponível, e isso faz com que ele procure uma outra forma de aliviar o incomodo de ter comida ou sujeira presa nos dentes.

Uma forma encontrada é esfregar o focinho em plantas ou na grama. Desta forma, ele consegue muitas vezes eliminar o problema rapidamente.

Se livrando das coceiras

Por que os cães gostam de se esfregar no chão ou na grama?Uma outra explicação encontrada pelos pesquisadores para o fatos deles rolarem na grama ou na areia é para conseguir se livrar de coceiras que estejam incomodando muito, especialmente na parte de cima. A areia acaba sendo preferida pelos cães porque acaba passando um alivio mais rapidamente devido aos grãos.

Muitas vezes eles acabam fazendo isso depois do banho porque determinados produtos de limpeza acabam despertando alergias nos animais.

Cheiro selvagem

Um dos motivos que também podem levar o cão a ter este tipo de comportamento pode estar relacionado diretamente a uma herança do passado. Segundo alguns pesquisadores, os lobos tinham o hábito de rolar o seu corpo em carniça e excrementos como forma de disfarçar o seu cheiro característico e assim ter mais chances de conseguir se camuflar e se esconder das suas presas. 

Postado em .


Pela Web

Comentários