Fofuxo.com

Os cachorros suam pela língua?

Será que realmente os cachorros conseguem transpirar pela sua língua?

Basta fazer calor que lá está o nosso amigo cão com a língua para fora. Muitas vezes não precisa estar nem muito quente, basta que ele passe por alguma atividade física que ele também fica com a língua para fora. Sendo assim, a maioria das pessoas acabam relacionando o ato da língua para fora com cansaço. E outra frase bastante comum é que os cães colocam a língua para fora porque transpiram.

Os cachorros suam pela língua?

Mas será que realmente os cães exalam suor pela língua, assim como acontece com outras partes do corpo humano? A resposta é sim e não. Entenda:

Regulando a temperatura

Sim, de uma certa forma os cães realmente utilizam a língua para transpirar como acontece com os humanos, mas não da mesma forma. Isso porque os cachorros não exalam suor como os humanos.

O suor é um mecanismo do corpo humano para tentar regular a temperatura da pele com a temperatura do ambiente externo. Quando estamos em um local muito quente, o nosso corpo, através do suor, cria uma espécie de resfriamento, para que o nosso organismo não “superaqueça”. Ou seja, o nosso organismo transforma o excesso de calor de dentro do nosso metabolismo em suor e este mesmo suor serve para resfriar o nosso corpo externamente.

No caso dos cães, acontece algo muito parecido. Ele utiliza a língua como uma forma de regular a temperatura do seu corpo com a do ambiente externo. O cão arfa (aquele “arf-arf” que ele faz com a língua de fora e uma respiração forte) e com este gesto ele coloca para fora um ar quente que está no metabolismo dele e respira um ar um pouco mais frio.

Nem sempre no calor

Os cachorros suam pela língua?

Mas o calor não é o único motivo que faz com que o cão coloque a língua para fora, mas a explicação para as outras situações também podem ser encontradas no corpo dos humanos. Quando ficamos nervosos ou passamos por alguma situação de estresse, nosso corpo também expele suor. O motivo é o mesmo: eliminar o calor do organismo, que neste caso está sendo causado por uma aceleração do metabolismo como um todo.

Com os cães acontece algo muito parecido. Quando eles estão nervosos e passando por uma situação de estresse, eles acabam colocando a língua para fora. Neste caso, uma respiração ofegante também poderá ser notada.

Em ambos os casos, tanto no calor quanto quando eles estão nervosos, a dica é sempre manter água fresca perto do seu amigo. Mas não é necessário forçar o cachorro a tomar água naquele momento, basta deixar disponível para ele beber quando achar necessário. 

Postado em .


Pela Web

Comentários