Por Rodrigo Duarte

publicado em Curiosidades

Os cachorros e os humanos possuem e compartilham uma longa história. Afinal de contas, estes animais estão praticamente desde o fim da era de gelo acompanhando as ações dos humanos.

E com o passar do tempo esta relação foi se tornando mais estreita. E muitos cachorros acabaram tendo importância na história da humanidade, seja por andar lado a lado de pessoas que realmente foram muito importantes ou seja por eles terem participado de momentos marcantes da vida dos homens como um todo.

Confira alguns cachorros que realmente conseguiram entrar para esta seleta lista dos mais influentes:

Péritas

Cachorros que entraram para a históriaPara quem não conhece, Péritas foi o cão de Alexandre, O Grande. Mais do que simplesmente um cachorro, era considerado um grande companheiro durante todas as explorações e incursões militares promovidas pelo conquistador. O imperador gostava tanto deste cachorro que acabou dando o mesmo nome de uma importante cidade grega.

Algumas histórias contam que o cachorro salvou Alexandre, O Grande, da morte eminente. Ele seria atropelado por um elefante na batalha de Guagamela. Caso Péritas não estivesse no local, Alexandre não teria entrado para a história.


Urian

Urian era o cachorro do rei Henrique VIII, e se a história não mente, este pequeno cão acabou tendo uma importância fundamental na história das religiões. Tudo isso porque, durante uma reunião entre o Cardeal Wolsey, que era emissário de Henrique VIII e o Papa Clemente VII, o cachorro teria mordido a canela de sua santidade. Isso teria causado um desacordo que dividiu e igreja na Inglaterra e teria criado a Igreja Anglicana.

Cachorro Marrom

Cachorros que entraram para a históriaEste foi um cachorro que infelizmente entrou para a história devido a um acontecimento negativo. Era um Terrier que acabou sendo dissecado vivo dentro do Departamento de Fisiologia da Universidade de Londres, no ano de 1903. O fato era corriqueiro dentro das universidade, as este acabou gerando uma grande repercussão negativa.

O caso acabou sendo divulgado por duas estudantes suecas, que acionou a Sociedade anti-vivissecção, que processou o professor. O cachorro acabou entrando para a história como uma espécie de mártir do movimento da libertação animal. Existe uma estátua dele até hoje em Battersea Park, em Londres

Laika

Cachorros que entraram para a história

Laika acabou entrando para a história como sendo a famosa cachorrinha que foi mandada para o espaço pelo governo soviético na época da corrida espacial. Foram vários voos tripulados pela cachorra, que acabou morrendo depois de poucas horas do lançamento do Sputinik II.