Fofuxo.com

Cachorros seriam segunda espécie mais bem sucedida do planeta

Os pets perdem apenas para os homens em termos de adaptação ao planeta e são muito mais inteligentes do que a maioria pensa.

Hoje em dia é cada vez mais comum vermos cães sendo tratados mais do que bem, cheio de mimos e de regalias. Alguns mais extremistas dizem que muitas pessoas tratam melhor os seus cães do que outros seres humanos. Mas o fato é que cada vez mais as pessoas estão se envolvendo com as questões relacionadas aos nossos animais de estimação.

Cachorros seriam segunda espécie mais bem sucedida do planeta

O recente episódio da invasão do Instituto Royal mostra que os cães também conseguem motivar uma grande parte das pessoas a tomarem atitudes em relação aos seus cuidados. Analisando de forma cientifica, é como se uma raça conseguisse comover outra a cuidar dela. E isso chamou a atenção dos cientistas para a genialidade dos cachorros e a forma como eles se tornaram bem sucedidos no Planeta.

Recentemente o neurocientista Brian Hare, que é conhecido como fundador do Centro de Cognição Canina da Universidade Duke, nos Estados Unidos, lançou um livro chamado “Seu Cachorro é um Gênio!”, que já pode ser encontrado nas livrarias do Brasil a partir desta semana.

A publicação é baseada em uma série de estudos e trabalhos sobre o assunto, que recebeu o nome de caninognição – ou seja, a cognição dos cães. A conclusão que os cientistas chegaram e que é explicada ao longo das páginas deste livro é a de que todo o processo evolutivo envolvido na transformação dos lobos selvagens nos cães domésticos concedeu aos animais uma habilidade social diferente de qualquer outra encontrada entre os outros animais que dividem espaço com o cão na natureza.

Imitando Bebês

Cachorros seriam segunda espécie mais bem sucedida do planetaA inteligência que foi desenvolvida pelos cães teriam deixado os cães domésticos com características semelhantes aos de bebes humanos, tanto em termos de habilidades quanto também em termos de comportamento quanto também em termos de habilidade de comunicação, o que acabou conquistando de vez os humanos.

Ainda de acordo com o livro, os cachorros podem tranquilamente serem classificados como a segunda espécie de mamíferos mais bem sucedida de todos atualmente. Os cães superam até mesmo os animais que são considerados mais inteligentes do que eles, como é o caso do Chimpanzé.

Inteligência

O livro aponta alguns dos motivos que provam que os cães são muito mais inteligentes do que imaginamos. Dentre os principais estão os seguintes:

  • Os cães conseguem entender a linguagem corporal não apenas de outros cães, as também a dos humanos, sem a necessidade de condicionamento prévio;
  • Eles podem ser treinados para aprenderem o significado de determinadas palavras;
  • Os cães utilizam diferentes tipos de latidos e sons para se comunicar com os humanos;
  • Cães demonstram habilidades sociais avançadas quando estão entre outros cães. Um exemplo é a liderança da matilha que é dada ao cão que tem mais “contatos” com outros da sua mesma espécie. Cientistas acreditam que este pode ser um sistema que, de alguma forma, valoriza a amizade e foi muito utilizado pelo ser humano durante o seu processo de evolução;
  • Fortes indícios apontam que os cães podem sentir empatia por um humano. Ou seja, eles podem se sentir bem ao ver um humano sorrir, ou se sentir mal caso veja alguma briga ou o seu dono triste;
  • Cães também desenvolvem habilidades para enganar o seu dono. 

Postado em .


Pela Web

Comentários