Fofuxo.com

Algumas razões para adotar ao invés de comprar um pet

Confira alguns motivos para acolher um pet abandonado neste final de ano.

Final de ano chega e sempre é a mesma história. As pessoas querem sair da sua rotina e viajar para algum lugar. O grande problema é que muitas pessoas não pensam nos últimos dias do ano quando adotam ou compram um animal de estimação ao longo dos meses anteriores. Resultado: uma enorme taxa de abandono de cães e gatos, especialmente nas grandes cidades.

Algumas razões para adotar ao invés de comprar um pet

Ter um pet exige responsabilidade. Afinal de contas, é uma vida que passa a ser de responsabilidade das pessoas que acolhem o cachorro ou o gato na sua família. Portanto, antes de mais nada, é realmente importante que qualquer pessoa pense se realmente ela terá condições de cuidar dos animais ao longo dos próximos anos.

Caso a pessoa realmente tenha decidido ter um novo pet na sua família neste final de ano, uma outra dica é adotar ao invés de comprar um cachorro ou gato. Citamos alguns motivos que podem ajudar na sua decisão de ter um pet abandonado ao invés de adquirir um cachorro no mercado convencional.

Não confunda raça com grife

Muitas pessoas querem ter um cachorro de raça, com pedigree, na sua casa. Mas a grande maioria faz simplesmente para ter mais um objeto de grife que lhe confira status. É como comprar um carro novo.

Ter um vira-latas, já que a grande maioria dos cães que são abandonados não possuem uma raça definida, pode não conferir o status desejado, mas poderá compensar em uma série de outros fatores, como o amor e o carinho que estes animais geralmente acabam tendo para com os seus donos.

Além disso, os vira-latas também costumam ser valentes, companheiros e ficar com os seus donos por mais anos que a grande maioria dos cães de raça.

Papel social

Adotar um cachorro ou um gato no final de ano também ajudará a diminuir a grande quantidade de animais abandonados nas épocas de festas e férias. Pode parecer pouco, mas com certeza terá um impacto positivo na sua cidade ou no seu bairro.

Processo de adaptação

O animal que é abandonado e posteriormente passa a ser acolhido por uma família geralmente se adapta muito facilmente ao novo local. Para as pessoas que acabam tendo alguma dificuldade em cuidar ou adestrar cães de raça, o vira-latas acaba sendo muito mais simples nestes momentos iniciais de convívio. 

Postado em .


Pela Web

Comentários