Fofuxo.com

Por que algumas pessoas possuem medo dos cães?

Medo irracional de cães pode um problema psicológico tratável com terapia.

Hoje em dia muitas pessoas ao redor do mundo estão adotando e comprando cães. No Brasil, por exemplo, a população de cachorros que possuem um lar aumenta todos os dias, e com isso toda a indústria acabou crescendo, já que aumentou também a disposição que as pessoas possuem em gastar e investir nos seus animais de estimação.

Por que algumas pessoas possuem medo dos cães?

Mas não é incomum também encontrarmos aquelas pessoas que possuí medo de cachorros. Geralmente é aquela pessoa que se recusa a entrar em um pátio onde uma pessoa tem um cão solto, mas que ele seja visivelmente inofensivo. E este comportamento muitas vezes não consegue ser entendido principalmente pelas pessoas que amam seus cães.

Pois saiba que este medo de cães, que pode ser um tanto quanto irracional como na situação exemplificada a cima, pode ser um problema psicológico que, dependendo do grau, pode levar a pessoa a fazer um tratamento psicológico. O nome para este medo dos cachorros é cinofobia.

O que pode causar a cinofobia

O motivo pelo qual as pessoas acabam desenvolvendo este medo de cães, que em determinados casos faz com que ela tenha que mudar completamente a sua rotina para evitar os animais, é a impossibilidade de confiar no comportamento do animal. Ou seja, aquela pessoa não consegue confiar que realmente o animal não terá um comportamento agressivo ao seu lado.

Na grande maioria dos casos existe um gatilho que acaba desencadeando este medo constante dos cães. Esta pessoa pode ter sofrido um ataque de cães há muitos anos atrás, mas de alguma forma este episódio acabou se mostrando tão traumatizante que o cérebro criou este medo como uma espécie de mecanismo de defesa. Algumas pessoas não chegam a sofrer o ataque, mas acabam presenciando um ataque, por exemplo.

O trauma também pode ser desencadeado pelos pais ou parentes mais próximos da pessoa, uma vez que os responsáveis muitas vezes acabam criando um ambiente superprotetor para que uma criança não sofra algum tipo de ataque, e isso pode acabar tornando a pessoa temerosa em relação aos ataques de cães ao longo da sua vida.

Problemas da cinofobia

A cinofobia pode acabar se tornando um problema sério para os que acabam sofrendo com isso. Afinal de contas, os cachorros estão cada vez mais presentes na vida dos outros, e provavelmente a pessoa que tem medo conhece uma grande quantidade de pessoas que possuem cães. Isso acaba afetando a vida social de quem tem medo.

Além disso o medo também gera uma série de reações físicas, como taquicardia, boca seca, choro, suor, angustia extrema, paralisação do corpo, dentre outros sintomas.

Como tratar este tipo de problema

A cinofobia, assim como outras fobias, pode ser tratada com sessões de terapia. 

Postado em .


Pela Web

Comentários