Fofuxo.com

Novos estudos comprovam que cães entendem o que os donos dizem

Animais conseguem distinguir emoções dos seus donos.

Se você é uma daquelas pessoas que passa alguns momentos do dia conversando com o seu cachorro de estimação e já foi chamado de maluco por algum amigo, familiar ou conhecido, esta pode ser a sua chance de dar o troco. Uma nova pesquisa feita para entender melhor o comportamento destes animais revela que eles entendem o que as pessoas estão falando.

Novos estudos comprovam que cães entendem o que os donos dizem

Esta nova pesquisa, que teve seus resultados divulgados recentemente, foi feita na Universidade de Sussex, na Inglaterra. Segundo o relatório final dos pesquisadores, os cães conseguem entender uma série de sentimentos dos humanos conforme a forma que ele está falando com o pet.

Ou seja, quando as pessoas estão demonstrando todo o seu estado de fúria, ou então sinais de desesperou ou gritos de felicidade, o animal vai entender. E mais do que isso, ele vai conseguir distinguir cada um dos sentimentos e moldar respostas e reações específicas para cada uma delas.

Processamento de sons

Alguma pesquisa anterior feita com cães com o objetivo de entender como ele consegue fazer o processamento dos sons emitidos ao redor já demonstrava que estes animais conseguiam utilizar os dois lados do cérebro. A ideia dos ingleses nesta pesquisa mais recente era tentar entender se isso também acontecia quando eles escutavam vozes de humanos, conhecidos e desconhecidos.

Novos estudos comprovam que cães entendem o que os donos dizem

Para isso eles realizaram diversos testes utilizando sistemas de sons e fones de ouvidos que transmitiam vozes de pessoas conhecidas e desconhecidas. Os testes eram feitos de ambos os lados, com o objetivo de monitorar a reação do animal em cada caso. Alguns padrões acabaram sendo percebidos, como o fato do animal quase sempre virar a cabeça para o lado direito quando escutavam vozes de pessoas conhecidas ou frases familiares.

Toda a pesquisa acabou demonstrando que os cães acabam tendo dentro do seu cérebro um sistema de decodificação de sons muito parecido com o dos humanos. Isso permite com que um lado do seu cérebro entenda as coisas que são ditas, bem como os tons utilizados. 

Postado em .


Pela Web

Comentários