Fofuxo.com

Novas pesquisas afirmam: cães lembram mais do que pensávamos!

Cachorros teriam um tipo mais complexo de memória, como a de outros animais.

A convivência entre humanos e cachorros acabou mudando completamente a forma como nós estamos acostumados a ver estes animais. Ao mesmo tempo que as pessoas entenderam como eles pensam e desvendaram diversos mistérios relacionados a mente dos cães, eles também adaptaram bastante o seu comportamento para se aproximar mais das pessoas.

Novas pesquisas afirmam: cães lembram mais do que pensávamos!

Mas uma grande quantidade de pesquisas segue sendo desenvolvidas para entender melhor como os cachorros pensam. E algumas delas, que foram divulgadas mais recentemente afirmam que os cachorros penam mais e mais rápido do que as pessoas imaginavam até então. Estes estudos foram conduzidos por profissionais da área de Budapeste.

Os estudos partiram a partir da percepção de que os cães não teriam apenas a memória que os humanos pensam e que estão relacionadas apenas ao processo de ensino e de treinamento, que se utiliza basicamente da repetição de comandos e comportamentos. A ideia era provar que estes animais também usufruíam de um tipo de memória mais complexa.

Memória visual

Um dos pontos trabalhados durante este estudo foi criado com o objetivo de entender se os cães conseguiam desenvolver uma determinada memória visual. Para isso, as pessoas que interagiam com os cachorros tinham que mostrar determinados comportamentos para que os cães imitassem na sequência.

Por exemplo, as pessoas ficavam em frente dos cães e tocavam com sua mão na ponta de um cabo de guarda-chuva. Depois, os cachorros eram incentivados a tocar com sua pata no mesmo local. E os testes mostraram que os cães realmente conseguem lembrar e repetir este tipo de movimento. Outra surpresa para os pesquisadores foi quando os cachorros foram levados para trás de uma tela e, um minuto depois, foram incentivados a repetir o movimento, com sucesso.

Os testes foram feitos com movimentos e situações mais complexas, mostrando que os cães conseguem guardar situações mais complexas dos outros animais que também apresenta, este tipo de memória, tais como os chimpanzés.

Benefícios para os humanos

Além de entender melhor como os animais pensam, este tipo de pesquisa também pode trazer uma série de benefícios para os humanos. Entender este tipo de memória mais recente e imediata pode ajudar a buscar determinados tipos de tratamentos para doenças como o Mal de Alzheimer, que acabam atacando este tipo de lembrança, fazendo com que as pessoas vivam sempre as memórias do passado.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários