Fofuxo.com

Por que os gatos são tão dorminhocos?

Felinos tendem a dormir mais que os cachorros.

Qualquer pessoa que tenha um ou vários gatos já deve ter se feito, em algum momento, a pergunta: Mas afinal de contas, por que meu gato dorme tanto? Alguns criadores de primeira viagem chegam até mesmo a ficar preocupado, pensando que o seu animal de estimação pode estar com algum problema. Mas na verdade, não se preocupe, realmente o seu felino vai passar uma boa parte do dia dormindo.

Por que os gatos são tão dorminhocos?

Mas vale notar algumas características deste sono. Os gatos dificilmente conseguem emendar um grande período de horas dormindo. Eles acabam adotando o sistema de tirar pequenos cochilos ao longo do dia, passando a impressão de que os felinos estão sempre ou indo dormir ou acordando.

De acordo com profissionais, a média de horas que um gato dorme ao longo do dia é de 15 horas, contando todos os períodos que ele cochila. Mas em alguns casos pode chegar até 20 horas de sono em um único dia.

Hábitos noturnos

Por que os gatos são tão dorminhocos?Existe também um outro aspecto interessante que acaba fazendo com que o gato pareça dormir mais para os seus donos. Como estes animais possuem hábitos noturnos, ele costuma ter uma noite mais agitada do que a dos seus donos. Mas como a grande maioria dos humanos estão dormindo durante a noite, eles acabam não presenciando o período de maior atividade dos felinos.

Mudanças de clima

Um outro fator que também interfere bastante no comportamento diário dos felinos relacionado ao sono. Assim como acontece com os humanos, os gatos acabam sofrendo grande influência das alterações do clima. Ou seja, sempre quando um clima está mais frio ou quando o dia está chuvoso e fechado, não será raro pegar o seu gato dormindo ou então com preguiça, bocejando o tempo todo.

Sociáveis

Apesar dos felinos ainda manterem uma série de comportamentos considerados selvagens, os gatos foram domesticados e por isso também se transformaram em seres sociáveis. E isso faz com que alguns felinos consigam adaptar o seu comportamento e seus hábitos de acordo com os hábitos do seu dono. Isso é mais comum nos gatos castrados, que passam mais tempo dentro de casa.

Desta forma, os gatos acabam regulando seus cochilos para tentar dormir mais durante a noite ou nos períodos que estão sozinhos para ficarem acordados quando as pessoas estão em casa. 

Postado em .


Pela Web

Comentários