Fofuxo.com

Por que os gatos lambem?

Entenda os motivos que levam os gatos a lamberem outras pessoas e objetos.

Quando vemos um gato se lambendo automaticamente pensamos que ele está tomando banho, ou pelo menos é isso que acabou se impregnando na cultura popular. Mas diferentemente de outras histórias que contam sobre os gatos e que não passam de uma grande bobagem, geralmente quando os felinos estão se lambendo é porque realmente estão passando por um procedimento de limpeza.

Por que os gatos lambem?

Mas então por que os gatos costumam lamber também outras pessoas e até mesmo alguns objetos. Mesmo que esta atitude seja menos comum do que as lambidas que os cachorros gostam tanto de dar nas pessoas, os gatos também costumam ter este tipo de atitude.

Laços sociais

Os gatos não lambem apenas para manter a sua higiene. Eles também costumam lamber outras pessoas e animais como uma forma de criar um laço. As mamães gatas costumam passar muito tempo lambendo seus filhotes, e isso acaba criando um laço entre ela e seus filhos.

Com o passar do tempo nem todos os filhotes terão gatinhos e gatinhas, mas mesmo assim a grande maioria já terá aprendido que as lambidas são uma importante forma de conexão social, e poderão lamber os seus donos como uma demonstração de afeto ou até mesmo uma demonstração de proteção para qual a pessoa que cria ele ou ela.

Gostos estranhos

Por que os gatos lambem?

Os felinos também acabam se sentindo atraídos por alguns gostos um tanto quanto estranhos, que também incentivar com que eles lambam uma determinada pessoa ou então um determinado objeto. Por exemplo, sal é algo que costuma atrair os felinos. Mas não qualquer coisa que tenha sal, mas mais especificamente o sal que encontramos no suor dos humanos. Por isso ele tende a lamber as pessoas quando as mesmas estão suando.

Um outro gosto que alguns felinos também acabam desenvolvendo e realmente pode ser considerado comum é por sabonetes e outros itens de limpeza que as pessoas costumam usar durante o banho. 

Postado em .


Pela Web

Comentários