Fofuxo.com

Estudos revelam novidades em relação ao comportamento dos cães

Pesquisadores afirmam que cães criaram laços mais intensos com humanos do que com outros cães.

A grande maioria dos animais conhecidos no Planeta possuem como característica comportamental uma maior afinidade com outros integrantes da mesma espécie. O maior exemplo é o próprio ser humano. Mas os cães parecem ter desenvolvido uma lógica diferente ao longo dos seus anos de evolução, estabelecendo um vínculo muito mais intenso com membros de outra espécie: os próprios humanos.

Estudos revelam novidades em relação ao comportamento dos cães

Estas e outras conclusões acabaram surgindo em um recente estudo realizado por pesquisadores, com o objetivo de entender um pouco mais sobre o comportamento dos cachorros.

Intensidade da relação

Os pesquisadores fizeram diversos testes para comprovar a diferença entre a intensidade das relações dos cães com outras pessoas. Para isso eles utilizaram equipamentos que permitiam aos cientistas acompanharem de perto tudo o que estava acontecendo com o cérebro dos animais nas situações utilizadas como testes.

A primeira conclusão é que os Cães acabam tendo uma reposta cerebral muito mais intensa quando entraram em contato com pessoas conhecidas ou então com objetos que tinham o cheiro das pessoas que eles conheciam. E essa reação se sobressaia até mesmo ao cheio de outros cães.

Latidos

Estudos revelam novidades em relação ao comportamento dos cães

Um outro estudo paralelo, realizado na Universidade Eotvos Lorand, em Budapeste, também afirma que os cães conseguem emitir respostas em seus latidos que representam algum tipo de emoção pela qual ele está passando naquele momento.

“Foram encontradas analogias funcionais entre o cão e o córtex auditivo humano. É muito interessante para entender as ferramentos que ajudam na comunicação vocal bem sucedida entre duas espécies”, destacou um dos pesquisadores envolvidos na pesquisa.

Medo

Também foram encontradas relações entre o comportamento dos cães e dos bebês em situações as quais eles demonstram medo. De um modo geral os cachorros tendem a correr para perto dos humanos quando eles estão com medo, assim como fazem as pessoas nos seus primeiros anos de vida.

Outros animais, quando enfrentam o mesmo tipo de situação, tendem a fugir. E um elemento muito importante nesta busca por ajuda é o contato visual. Os cães olham diretamente em nossos olhos, e conseguem entender determinados movimentos, como uma espécie de comunicação através do olhar. Os únicos outros animais que conseguem ter esta relação com os humanos são os primatas. 

Postado em .


Pela Web

Comentários