Fofuxo.com

Estudo comprova que animais ajudam a combater o estresse no trabalho

Pesquisa foi feita na Alemanha e pode ajudar a tornar esta prática mais comum.

No mundo inteiro existe uma tendência crescente na preocupação em melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores como um todo. As empresas estão cada vez mais conscientes de que um profissional de bem consigo mesmo e com a vida produz muito mais do que aqueles que estão ali apenas para “ganhar o jantar”. E os pets estão desempenhando um papel fundamental neste novo tipo de empresa.

Estudo comprova que animais ajudam a combater o estresse no trabalho

Esta semana foram divulgados os resultados de uma recente pesquisa feita na Alemanha sobre a presença de animais de estimação no ambiente de trabalho. De acordo com o levantamento, cada vez mais profissionais naquele país se mostram favoráveis à presença dos cães no local de trabalho como uma forma de reduzir o estresse deste ambiente corporativo.

Menos estresse

A pesquisa fala que 53% dos empregadores entrevistados não rejeitam explicitamente a presença de um animal doméstico no escritório, enquanto 28% deles consideram que os bichos de estimação deveriam ser permitidos no local de trabalho.

Em contrapartida, quando os funcionários foram entrevistados, mais de um terço confirmou que o seu chefe ganha muitos pontos com ele caso permita a presença dos animais de estimação. E quase metade dos funcionários que foram entrevistados estão convencidos de que a presença dos pets podem deixar eles mais calmos e o ambiente mais leve.

Responsáveis pelo adestramento de animais e também pessoas que acompanham de perto a implementação deste tipo de programa ema algumas empresas confirmaram que políticas como o “dia do animal”, um dia da semana ou do mês quando todos os funcionários são incentivados à levarem seus Fofuxos para o escritório, pode trazer uma série de benefícios para todos.

Estudo comprova que animais ajudam a combater o estresse no trabalho

Os funcionários conseguem trabalhar mais felizes e, com isso, rendem mais, não apenas no dia específico que os pets estão presentes, mas nos outros também, já na expectativa para o próximo encontro com os animais. Além disso, os cães também podem ajudar a evitar a chamada Síndrome de Burnout, uma doença que está relacionada a um ambiente de trabalho onde existe estresse contínuo.

Oxitocina

A ciência já até consegue explicar um pouco os motivos que levam as pessoas ficarem menos estressadas quando estão com seus animais de estimação. Alguns estudos mais recentes sugerem que a presença dos cães no trabalham ajudam na liberação de chamada oxitocina. Trata-se de um hormônio que ajuda no controle da produção de outros hormônios que estão diretamente relacionados ao estresse, como o cortisol e a insulina. 

Postado em .


Pela Web

Comentários