Fofuxo.com

Dicas para quem quer viajar de carro com o seu gato

Confira como causar menos estresse ao seu bichano de estimação.

Em determinadas circunstâncias as pessoas acabam tendo a necessidade de viajar com o seu gato. O problema é que este passeio, por mais curto que possa parecer para um humano, pode parecer uma verdadeira maratona para os seus felinos, além de causar um grande estresse no gato.

Dicas para quem quer viajar de carro com o seu gato

Infelizmente, criar uma situação onde o gato consiga viajar de um ponto a outro de uma forma tranquila muitas vezes parece improvável, perto do impossível. São poucos os felinos que conseguem se acostumar com este tipo de transporte, mesmo aqueles que viajam desde filhotes.

Por que o estresse?

Alguns donos muitas vezes se perguntam o motivo de tamanho estresse de parte dos gatos quando eles precisam fazer uma viagem mais longa de carro, mesmo quando estão acompanhados da família. A resposta é simples: mudança de ambiente.

Por mais que os felinos pareçam ser animais independentes, e realmente o são, principalmente quando comparado aos cachorros, eles são extremamente ligados ao seu território. Pode ser apenas a casa onde mora, ou pode ser todo um quarteirão ao redor da sua residência. E quando ele muda de ambiente surge o medo e a ansiedade.

A explicação é basicamente a mesma para uma história que a grande maioria dos donos dos gatos conhecem e que fala que “o gato pertence a casa, não ao dono”, que geralmente é acompanhada de relatos onde felinos que mudaram de casa com sua família acabam tentando ou retornando para o local de origem.

Dicas para tornar a viagem do gato mais tranquila

Dicas para quem quer viajar de carro com o seu gato

Primeiramente é importante tentar acostumar o felino com pequenos passeios de carro, especialmente quando a viagem pretendida for uma longa distância. Estes testes podem dar uma boa dica do que pode ser esperado do gato, em termos de comportamento, durante a viagem.

É essencial que o felino esteja bem acomodado dentro de uma caixinha de transporte. Acostumar ele a entrar dentro deste case em casa, no dia a dia, pode também ser uma dica interessante, uma vez que o dono não terá tantas dificuldades na hora de colocar o felino neste meio de transporte no dia da viagem.

Existe no mercado alguns feromônios em spray que podem incentivar o gato a entrar dentro da caixa de transporte, caso o dono encontra uma resistência muito grade. Petiscos e brinquedos que os gatos gostem também podem ajudar muito a tornar a caixinha de transporte mais atrativa.

Uma outra dica importante nas viagens de carro é colocar sempre a pessoa que o gato mais tem afinidade ao lado dele. Muitas vezes o felino acaba desenvolvendo uma relação mais intensa com alguém da casa ou da família, e se for possível colocar esta pessoa em um local onde o felino sempre possa ver será muito bom.

Alimentação e água também devem ser oferecidas para o gato quando a viagem for muito longa. As rações úmidas são as mais indicadas nesta ocasião, pois conseguem alimentar e hidratar o gato ao mesmo tempo. 

Postado em .


Pela Web

Comentários