Fofuxo.com

Dicas para evitar que os gatos arranhem os móveis

Confira métodos que funcionam para evitar que o seu felino estrague as coisas dentro de casa.

Um dos desafios que as pessoas precisam enfrentar quando decidem adotar um gatinho para dentro da sua casa é evitar que eles estraguem os móveis e alguns outros objetos que podem ser encontrados, tais como cortinas e outros tipos de panos que eles enxergam pela frente. Apesar de ser algo realmente comum, os donos dos gatos podem tentar evitar que os prejuízos efetivamente aconteçam.

Dicas para evitar que os gatos arranhem os móveis

A grande maioria dos donos de gatos entendem os motivos que levam os gatos a arranhar determinados objetos. Ao longo dos dias, as garras dos felinos começam a crescer, e arranhar é uma das formas que eles encontram de desgastar as garras e permitir que elas continuem do mesmo tamanho.

Quando eles estão soltos na natureza, os felinos costumam utilizar as coisas que encontram pela rua para arranhar, sendo que geralmente eles acabam preferindo fazer isso nas arvores e demais itens de madeira que são encontrados. Agora, quando eles ficam confinados em um espaço pequeno, acabam tendo que se virar com aquilo que encontram, que geralmente é o pé da estante, as cadeiras, portas e até mesmo as cortinas da casa.

Confira algumas dicas interessantes que podem ajudar a evitar este tipo de problema.

Invista em um arranhador

Um dos principais itens que podem se tornar aliado dos donos de gatos é um arranhador, que, hoje em dia, pode ser encontrado em praticamente todas as pets espalhados pelo Brasil. Geralmente é uma coluna de madeira que imita as condições que os gatos poderiam encontrar ao arranhar uma arvore na rua, por exemplo.

Incentive o gato a utilizar o arranhador

Dicas para evitar que os gatos arranhem os móveis

Nem sempre os gatos procuram o arranhador automaticamente. Neste caso, acaba sendo necessário que as pessoas incentivem os felinos a procurar o objeto. Existem alguns produtos que simulam determinados cheiros que podem incentivar os gatos a começar a arranhar o local certo.

Corrija comportamentos errados

Existe uma ideia geral de que os cachorros acabam aprendendo a partir das ordens dos seus donos, e que os gatos não dão a menor bola.  Isso não é verdade, e as pessoas devem investir na correção de qualquer comportamento considerado equivocado. Falar um incisivo Não para o gato cada vez que ele arranha alguma coisa que não deveria, pode ajudar.

Postado em .


Pela Web

Comentários