Fofuxo.com

Como contar que o pet morreu para as crianças?

Pais devem estar preparados para lidar com este tipo de notícia.

Ninguém gosta de falar em morte. O assunto ainda é considerado um tabu na sociedade. Com os nossos animais de estimação não é diferente. Sabemos que quando adotamos ou compramos um cachorro ou um gato, ele na grande maioria dos casos vão nos deixar.

Se o assunto já pode ser considerado complicado para os adultos, o que sobra para as crianças. Os pequenos criam laços muito fortes com seus animais de estimação. Até uma certa idade eles realmente acreditam que o cão ou o gato é o seu melhor amigo, e uma perda pode ser traumatizante para os pequenos.

Mas os pais devem sempre estar preparados para enfrentar situações como esta, que inevitavelmente podem acontecer.

Verdade ou mentira?

Como contar que o pet morreu para as crianças?

O movimento natural da grande maioria dos adultos nesta situação é mentir ou contar alguma história para seus filhos ou netos quando o animal de estimação de casa morre. Estas histórias geralmente acabam servindo de conforto para as crianças, mas principalmente para os pais que não terão que encarar a tristeza dos seus filhos.

Mas a grande maioria dos especialistas em comportamento infantil não recomendam qualquer mentira nesta situação. O ideal é que as pessoas contem a verdade para as crianças independentemente da idade.

Histórias como “o cachorro foi embora e não vai voltar mais” ou “o cachorro está dormindo e não vai mais acordar” poderá causar um breve conforto, mas que vai despertar mais dúvidas na cabeça dos pequenos, que vão se esforçar para tentar entender uma situação que não existe. Elas poderão se sentir traídas quando descobrirem a verdade, e isso pode causar um estrago ainda maior.

Psicólogos e terapeutas recomendam que a notícia seja dada em um lugar onde as crianças se sintam à vontade, como no seu quarto. Além disso, é importante também que os pais falem a verdade, mas sem chocar os pequenos para que ele não pense que isso vá acontecer com qualquer pessoa da sua família em um período muito próximo.

Momento de tristeza

Outra dica para os pais que precisam dar uma notícia triste como essa para os seus filhos é respeitar o momento de tristeza das crianças. É lógico que na grande maioria dos casos elas vão chorar e ficar triste. Mas este é um processo natural da vida e elas precisam passar por isso, inclusive para conseguir aceitar melhor a morte do seu amigo.

É importante que os pais também deem espaço e confiança para que as crianças possam falar ou expressar seus sentimentos.

Compartilhar momentos de tristeza que os pais sentiram também ajudam as crianças neste momento. Elas poderão perceber que os pais conseguiram ficar bem, ela também vai ficar. 

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários