Fofuxo.com

Cães teriam a mesma inteligência de uma criança de cinco meses

Novos estudos foram feitos pela Universidade de Milão.

Novas pesquisas foram divulgadas em relação a inteligência que o cão tem e apresenta no dia a dia e que pode facilmente ser observada pelos seus donos. De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Milão, com um relatório divulgado recentemente, os cães teriam uma inteligência que pode ser comprada com a de uma criança de cinco anos de idade.

Cães teriam a mesma inteligência de uma criança de cinco meses

O estudo faz questão de separar duas questões que sempre causam uma certa polêmica e confusão quando o assunto é o comportamento de animais de estimação. Apesar do cão apresentar um certo nível de inteligência, existe ainda uma boa parte do seu comportamento que está condicionado ao comportamento apresentado pela sua espécie ao longo dos séculos.

Portanto, um cachorro pode apresentar determinadas habilidades de inteligência que conseguem ajudar no processo de aprendizagem de algumas novas habilidades. Mas ele também apresenta um conjunto de comportamentos que estão condicionados.

Habilidades

Uma das habilidades que os cães apresentaram durante esta mais recente pesquisa estava diretamente ligada ao fato do cachorro conseguir prestar atenção nas interações que os humanos acabam tendo com determinados objetos, especialmente quando eles são novos. Assim como os bebês, os cães conseguem prestar mais atenção nos humanos quando eles estão manuseando um objeto novo do que quando eles fazem algum outro movimento, como mudar de lugar, por exemplo.

Cães teriam a mesma inteligência de uma criança de cinco meses

Um outro fato curioso sobre o comportamento dos cães domésticos é que eles conseguem ser muito sensíveis aos sinais de comunicação emitidos pelos humanos, sendo que estes sinais não são apenas comandos de voz, mas também estão relacionados aos gestos e até mesmo aos olhares.

A equipe de pesquisa realizou diversos testes cognitivo com os cães com o objetivo de conseguir identificar o nível de inteligência deles. Os testes eram muito parecidos com os que são feitos com crianças antes de completarem um ano de vida.

Sobre o processo de comunicação com os humanos, os pesquisadores de Milão afirmam que depois dos primatas como os chimpanzés, os cães são os animais que mais conseguem interpretar os sinais de intenções dos humanos.

Postado em .


Pela Web

Comentários