Fofuxo.com

Cães e Lobos podem se comunicar através de olhares

Informações constam em mais recente estudo.

Dentre todos os meios de comunicações entre cães e seus parentes, como o cheiro e também os latidos, os olhares nunca estiveram na pauta dos pesquisadores. Pois isso acaba mudar com a publicação de um recente relatório japonês que chegou à conclusão de que os olhos podem ser muito importante no processo de comunicação destes animais.

Cães e Lobos podem se comunicar através de olhares

Segundo os pesquisadores que assinam este recente relatório, os cães e também os lobos se comunicariam de uma forma muito efetiva utilizando seus olhares. O relatório é mais específico e fala que os formatos dos olhos, a cor da íris e também as marcas faciais caninas também fazem parte do processo de comunicação entre estes animais.

O estudo foi liderado pelo professor Sayoko Ueda, do Instituto de Tecnologia de Tóquio e da Universidade de Kyoto. O relatório foi divulgado recentemente pelo periódico Daily Mail.

Cães e Lobos

Para efetivar a pesquisa foram analisados lobos e cães, sendo que para melhor analisar os resultados, os animais acabaram sendo divididos em três grupos: os mais caçadores, os mais sociáveis e os mais introspectivos.

Segundo a análise feita pelos olhares das espécies e dos grupos, o mais caçadores tinham olhares marcantes e intensos. Já os cachorros considerados mais sociáveis tinham um olhar mais amigável do que os outros, com um formato do olho mais arredondado. Já os integrantes do grupo dos introspectivos tinham olhos camuflados com o resto do rosto, com menos expressão.

Uma outra conclusão da pesquisa foi a de que os cachorros domésticos acabam realizando contato visual com os humanos mais vezes do que os lobos, por exemplo. Isso seria um indício de que os olhares acabam sendo guardados realmente para a comunicação com quem os animais achem mais importantes ou amigáveis. 

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários