Fofuxo.com

Cães adoram carinho na barriga. Entenda os motivos.

Gesto significa que o cachorro confia no seu dono.

A grande maioria dos cachorros não conseguem resistir a um bom carinho, especialmente aqueles animais que convivem mais de perto com os seus donos, como aqueles que convivem diretamente dentro de casa ou do apartamento com os humanos. E um dos gestos de carinho que eles mais gostam é a famosa coceira na barriga.

Cães adoram carinho na barriga. Entenda os motivos.

Basta começar a brincadeira para que o cachorro deite com as patas para cima, esperando o afago. E este comportamento pode ser explicado por dois motivos? Um relacionado ao comportamento dos animais e o outro mais relacionado com características físicas.

Área sensível

Cães adoram carinho na barriga. Entenda os motivos. A barriga é uma das áreas mais sensíveis dos animais, especialmente dos cães. Basta que o dono preste atenção nas características desta parte do corpo dos animais em comparação com outras partes do corpo. Geralmente ali os animais não possuem pelos e a camada de pele é um pouco mais fina.  Isso torna a sensação do toque na barriga mais intensa, o que provoca uma sensação de prazer no cão.

Submissão ao dono

Uma outra explicação está mais relacionada com o comportamento dos animais em relação ao convívio com outros cães e também com os humanos. Os cães, assim como os lobos, costumam se deitar de barriga para cima na frente do chefe da matilha para demonstrar submissão. Este tipo de comportamento está associado a uma estrutura de hierarquia dentro das matilhas de cães e lobos.

Quando os humanos passaram a se tornar chefes dos cachorros, ou seja, o principal responsável pela alimentação e pela segurança, os cães começaram a enxergar em nós os chefes da matilha. E quando ele se deita com a sua barriga para cima também está fazendo o mesmo gesto de submissão e lealdade.

Na maioria dos casos os cães fazem isso apenas para o seu dono ou para as pessoas que fazem parte da família que ele convive diariamente. Mas quando o cachorro é sociabilizado com outras pessoas, é comum então que ele faça isso com outros também. 

Postado em .


Pela Web

Comentários