Fofuxo.com

Cachorros pequenos são mais agressivos?

Saiba se o porte das raças acaba interferindo na agressividade.

Quando estamos passeando pelos parques ou demais locais onde as pessoas costumam levar os cães passear, geralmente é possível perceber que nem sempre são os cães grandes que acabam causando algum problema. Existem diversos cachorros de pequeno porte que tentam arrastar os donos para diversos lados, além de, muitas vezes, atarem outros cachorros que estão passando pelo local.

Cachorros pequenos são mais agressivos?

Existe uma percepção geral, que costuma ser aplicada para determinadas raças de cães, de que aqueles menores podem ser mais nervosos do que os cachorros maiores. Mesmo que estes últimos ainda sejam considerados mais perigosos em termos de consequências das suas mordidas, muitos donos acreditam que os cães menores estejam sempre querendo arranjar alguma confusão.

O que parecia ser apenas uma percepção dos donos de cães acabou sendo comprovado em algumas pesquisas. Um estudo realizado na Universidade de Sydney (Austrália) avaliou o comportamento de diversos cachorros e fez uma relação com o seu porte. E, nesta pesquisa, os cães de menor porte acabaram demonstrando mais agressividade em determinados aspectos.

Dentre aqueles que mais chamaram a atenção dos pesquisadores estão com relação ao seu dono, sendo que os cães pequenos costumam ser mais possessivos e não gostar que outros se aproximem dos mesmos. Além disso, os cachorros de menor porte costumam ser mais possessivos quando existe comida envolvida, bem como na hora de marcar o seu território.

Motivos da agressividade

Apesar de ter confirmado a teoria de que os cachorros menores costumam ser mais agressivos do que os cães maiores, os pesquisadores não encontraram respostas concretas sobre os verdadeiros motivos que levam a este comportamento. Mas existem algumas hipóteses que foram levantadas e que podem ser facilmente comprovadas.

Cachorros pequenos são mais agressivos?

Uma delas está relacionada basicamente com os próprios humanos tratam os seus cachorros. De uma cera forma, cães de menor tamanho, na maioria dos casos, precisam ser impor mais do que os cachorros grandes para conseguir algumas coisas. Isso faz com que estes comportamentos se tornem naturais para estes animais.

Além disso, o fato de muitos humanos acabarem tratando os cachorros pequenos como objetos mimados, que podem ser levados para todos os locais, também pode interferir neste comportamento mais agressivo.

Postado em .


Pela Web

Comentários