Fofuxo.com

Os benefícios de adotar um cão idoso

Cães mais velhos acabam ficando para trás na preferência dos humanos, mas existem benefícios na escola dos mais experientes.

As feiras de adoção de cães que se espalham pelo Brasil, na sua grande maioria, contam com algo em comum: a grande maioria dos animais que acabam encontrando um novo lar são os mais novos, enquanto os cães abandonados que já possuem uma certa idade vão ficando para trás.

Os benefícios de adotar um cão idoso

Com isso, a grande maioria dos cachorros que acabam não tendo a sorte de envelhecerem em uma casa ao lado dos seus donos passam os últimos anos das suas vidas em instituições ou então nas ruas. Segundo estimativas, apenas 1% dos cachorros idosos abandonados conseguem encontrar um novo e definitivo lar.

O motivo é simples: as pessoas se sentem atraídas pelos cães filhotes, pela sua energia e pela sua aparência, despertando assim uma necessidade de cuidar dos mais novos. Mas existem também uma série de benefícios que as pessoas podem ter ao levar para casa um cachorro mais velho.

Sem surpresas

A grande maioria dos cães mais idosos já passaram pela fase de definição de personalidade e com isso não devem apresentar grandes surpresas em relação ao seu comportamento diante dos seus novos donos. Se ele aparenta ser um cachorro calmo na feira, muito provavelmente ele será um cachorro calmo pelo resto da vida, diferentemente dos filhotes que ainda precisam ter a sua personalidade moldada.

Sem bagunça

Se você é uma pessoa que gosta de cachorros mas não está muito disposto a ter que conviver com a bagunça e com os móveis estragados, então a dica é adotar um cachorro mais velho. Os filhotes são cheios de energia e com isso acabam causando certos problemas, especialmente durante a sua fase de adaptação. Já os cães mais idosos costumam ser mais tranquilos em relação a isso.

Calma na hora de passear

Os benefícios de adotar um cão idoso

Para os filhotes tudo é uma grande novidade e os passeios também podem se tornar um problema no começo, quando eles ainda estão cheios de energia e não entendem como deve se comportar na presença de outras pessoas ou de outros animais. Em relação a isso os cães idosos também são mais tranquilos e costumam andar pelas ruas com um certo conhecimento de como as coisas funcionam.

Companhia

Uma outra característica da grande maioria dos cachorros mais idosos é o fato de que eles tendem a ser mais companheiros do seu dono, mesmo quando eles são novos. Alguns estudos até demonstram que os cães de mais idade acabam ficando mais sensíveis em relação ao estado emocional do seu dono. Ou seja, quando a pessoa fica triste, ele certamente vai deitar ao lado dela para lhe fazer companhia.

Vivendo mais

Os donos não precisam se preocupar com o fato de adotar um cachorro mais velho e ficar pouco tempo com ele. Como a grande maioria dos idosos que estão para adoção são vira latas, a expectativa de vida destes cães costuma ser alta. Não é raro encontrarmos cachorros sem raça definida criados dentro de pátios ou em apartamentos que vivem mais de 16 anos. 

Postado em .


Pela Web

Comentários