Fofuxo.com

Pet shops terão que gravar todo processo de banho e tosa dos animais

Projeto de lei foi aprovado no Paraná e pode se tornar referência para outros estados.

Hoje em dia é comum levar animais de estimação para o pet shop afim de que eles possam tomar banho da forma correta, já que os banhos em casa nem sempre são tão eficientes. Muitos donos se preocupam com a qualidade do atendimento e da higiene do local. Afinal de contas, é o seu amigo que está sendo entregue para pessoas estranhas.

Pet shops terão que gravar todo processo de banho e tosa dos animais

O problema são as várias denúncias que pipocam o tempo todo na mídia e na internet de locais que traem a confiança dos donos dos animais e dos consumidores e maltratam os bichos. Diversos casos se tornaram públicos no País nos últimos anos, principalmente com a facilidade do recurso de gravação das imagens dos dispositivos móveis como smartphones.

Para tentar combater este tipo de prática, um projeto de lei que foi aprovado pela Assembleia Legislativa do estado do Paraná pode virar lei e servir de modelo para o resto do Brasil. O texto obriga todos os estabelecimentos a oferecerem uma visualização completa do banho e da tosa dos animais.

Evitando maus tratos

De acordo com o deputado Rasca Rodrigues, autor do texto, o principal objetivo da iniciativa é oferecer uma segurança para os donos dos animais de que eles não estejam sofrendo maus tratos durante estes procedimentos.

Pet shops terão que gravar todo processo de banho e tosa dos animais

Em recente entrevista, o deputado declarou que é crescente o número de denúncias que recebe das pessoas em relação aos serviços prestados dos pet shops de um modo geral. Alguns casos acabaram chamando a atenção do deputado pela gravidade da situação, como estabelecimentos que sedam o animal para que ele possa tomar banho, sem a supervisão de um veterinário responsável pela anestesia.

O deputado declarou também que o projeto garante ganhos para ambos os lados. Tanto para os donos que poderão ter mais clareza nos procedimentos realizados com os seus animais durante o banho e a tosa quanto para as empresas, que poderão conquistar clientes e ainda por cima poderão ter uma boa base de provas para se defender caso sejam acusadas por algo que não seja verdade.

Opções dos estabelecimentos

De acordo com o texto que foi aprovado, os estabelecimentos deverão oferecer aos clientes a visualização do banho ou da tosa do seu animal no local. Caso o cliente não possa acompanhar presencialmente o banho, uma gravação pode ser solicitada, juntamente com a cópia do vídeo. A partir da sanção da lei, os estabelecimentos terão dois anos para se adequarem e instalarem os equipamentos necessários. 

Postado em .


Pela Web

Comentários