Fofuxo.com

Dicas para dar banho nos seus gatos

Não basta apenas deixar que o próprio felino faça sua limpeza. Confira algumas dicas de como dar banho no seu gato.

Muita gente acredita que o gato não precisa tomar banho, já que ele está sempre se lambendo com o objetivo de tirar a sujeira. Em parte as pessoas tem razão, afinal de contas o gato realmente está sempre preocupado com a sua higiene. Mas o fato é que nem sempre as lambidas do animal são suficientes para que ele fique limpo. Ainda mais quando estamos falando dos animais que possuem acesso a pátios e passeiam pelas ruas.

Dicas para dar banho nos seus gatos

De acordo com especialistas, os felinos precisam tomar banho, pelo menos, uma vez por mês. E não se pode economizar água e sabão neste momento, já que o objetivo realmente é tirar toda a sujeira que fica acumulada no animal e que a saliva dele não consegue retirar. Mas é claro que neste caso não estamos falando do sabão convencional, e sim de um xampu feito propriamente para animais. Lembre-se sempre que é necessário que ele seja neutro e hipoalergênico.

Além disso, grande parte dos produto que são feitos para banhos de gato, já que existem muitos que são específicos para os felinos, acabam não trazendo um aroma muito forte. Isso também possui uma explicação. De acordo com veterinários, o olfato do gato consegue ser ainda mais sensível do que o do cachorro, sendo que estes produtos que possuem cheiro muito forte podem desencadear reações alérgicas ou até mesmo crises de asma no bichano.

Dicas para dar banho nos seus gatos

Confira algumas dicas para não ter problemas na hora de dar banho no seu gato.

Hábito

É muito importante que o hábito de se dar banho em um gato venha desde filhote. Ou seja, a pessoa precisa acostumar o animal de que ele, periodicamente, vai passar por aquela situação. Isso porque o banho da forma como damos não e nada natural para a maioria dos animais. E algumas pessoas acham que os gatos podem representar um problema maior, mas na verdade é um problema igual ao que os cachorros também podem apresentar se não estiverem acostumados com o banho. A diferença está na forma como o gato pode reagir.

Dicas para dar banho nos seus gatos

Portanto, a dica fundamental é acostumar o gato a tomar banho desde filhote. Quando ele for menor até mesmo se aceita que ele tome banho duas vezes por mês para que ele fixe bem aquele momento e lembre quando for adulto. Caso o animal tenha sido adotado quando adulto, será necessária muita paciência e persistência para que o animal consiga se acostumar com os banhos. É preciso ir aos poucos e com cuidado, molhando ele devagar para que ele se acostume com a água.

Produtos

Dicas para dar banho nos seus gatos

Alguns outros cuidados também devem ser tomados na hora da escolha dos produtos. Além de serem próprios para os animais, é importante que eles também sejam comprados de acordo com as características do gato. Por exemplo, bichanos com pelos mais claros podem utilizar o xampu próprio para clareamento, afim de evitar que ele fique amarelado com o passar do tempo. Alguns gatos também possuem problema de oleosidade, sendo que existem também produtos próprios para este caso.

Outras dicas

Tome sempre cuidado com algumas partes mais sensíveis do gato, como as orelhas e os focinhos. Sempre cubra bem estas partes durante os banhos para que o gato não tenha maiores problemas.

Quando os gatos possuem pelos mais longos recomenda-se também a utilização de condicionador, que vai facilitar na hora de escovar e de pentear os animais.

Dicas para dar banho nos seus gatos

A utilização do secador de cabelos também é muito recomendada, já que geralmente as pessoas não possuem em casa os produtos que estão disponíveis nas petshops para deixar o animal sequinho. É muito importante que a temperatura ado secador esteja média e que dono consiga passar bem, principalmente entre os pelos, para que não fique úmido e que ele não desenvolva nenhum tipo de problema relacionado a doenças de peles ou similares.

Caso o gato se mostre muito arisco durante o banho, peça ajuda de outra pessoa na hora do banho, para que esta outra pessoa segure as patas dele, evitando ele arranhe o dono ou que tente fugir correndo pela casa.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários