Fofuxo.com

Dicas de tosa e escovação de gatos

Saiba mais sobre as tosas para gatos e também confira algumas dicas na hora da escovação.

A tosa acaba sendo mais comum para os cães, mas os gatos também podem passar por este procedimento. De acordo com a opinião de alguns veterinários e especialistas no cuidado de animais, existem alguns casos que realmente estes animais precisam passar pelo procedimento de corte e de aparo dos pelos. Mas no caso dos gatos, é sempre importante consultar os veterinários antes de levar o seu bichinho para tosa. Isso porque é mais comum que os gatos passem por uma escovação do que por toda a tosa.

Dicas de tosa e escovação de gatos

Quando tosar

Não existe uma regra clara relacionada a tosa dos gatos, por isso é importante uma avaliação dos veterinários. A situação da tosa pode ser mais estressante para os gatos do que para os cachorros, especialmente quando os felinos não são acostumados a passar por este procedimento quando filhotes.

Geralmente, a tosa é recomendada para os gatos que possuem uma grande quantidade de pelos durante os dias mais quentes do ano. Esta tosa dos gatos que possuem uma grande quantidade de pelos acaba sendo feita especialmente para ajudar os gatos a passarem pelo verão sentindo menos calor. Além disso, quando a tosa é bem feita, os gatos acabam perdendo menos pelos do que o de costume.

Mas é muito comum que os gatos acabem dando trabalho na hora da tosa. Por isso, a dica sempre na hora de tosar o gato é procurar um lugar que realmente seja especializado neste tipo de procedimento. No caso dos gatos com grande quantidade de pelo, o ideal é que os donos acostumem o gato desde filhote a passar por esta situação. Nos casos mais críticos, quando os gatos realmente acabam atacando e arranhando as pessoas que estão tentando fazer a tosa, a dica é dar alguns calmantes para os bichanos, sempre consultando os veterinários antes.

Escovação

Gato precisa ser escovado de tempos em tempos.

Já a escovação dos pelos dos gatos podem ser feitas em casa mesmo, sendo que o dono pode ser o responsável. Não é necessário levar o animal para o petshop neste caso. Além de deixar o pelo do gato muito bonito, a escovação também permite que o dono consiga controlar a queda dos pelos dos gatos com mais eficiência.

No caso dos gatos com pelos mais longos, o ideal é que seja feita uma escovação diária. É importante utilizar escovas que sejam próprias para os pelos dos animais. Na hora de comprar estas escovas, prefira sempre aquelas que apresentem cerdas naturais e mais flexíveis. Também tome cuidado quando encontrar nós nos pelos para não machucar o seu amigo. Nos gatos de pelo médio e curto a escovação pode ser mais esporádica.

Sempre escove os pelos dos gatos na direção em que eles crescem, e também é importante que o dono tome cuidado para verificar se existem alguns parasitas, como pulgas e carrapatos. Pode passar um pente fino para conseguir eliminar este tipo de problema com mais eficiência, mas este pente fino deve ser passado somente depois da escovação.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários