Fofuxo.com

Como cuidar das unhas do seu gato

Saiba que as unhas de gatos também necessitam de cuidados. Confira algumas dicas de como cuidar delas.

A cena clássica que leva todo dono de gato, principalmente donos de primeira viagem, ao desespero: chegar em casa e ver uma cortina simplesmente em pedaços depois que seu gatinho ficou muito tempo sozinho dentro de casa. A primeira coisa que muitas pessoas pensam é “será que posso retirar as unhas do meu gato para que ele não faça mais estragos?”. Mas a resposta é: Claro que não! É preciso aceitar a ideia de que as unhas fazem parte do gato e é impossível remover as mesmas.

Como cuidar das unhas do seu gato

Mas isso não significa também que os donos nunca tenham que fazer algum corte nas unhas do felino, e esta é uma informação que muitas pessoas simplesmente não sabe. É necessário sim tomar alguns cuidados com as unhas dos gatos.

Confira algumas dicas:

Arranhadores

Como cuidar das unhas do seu gato

Assim como a unha dos humanos, a dos gatos também cresce o tempo todo durante sua vida. Normalmente, caso o gato estivesse na rua, o desgaste seria natural, uma vez que ele estaria sempre caminhando e subindo em árvores. Mas com gatos de casa e apartamento isso não costuma acontecer. Por isso, é necessário que o felino encontre maneiras alternativas de conseguir evitar que suas unhas cresçam muito. E, neste caso, é realmente importante que a pessoa compre objetos específicos para que seu gato arranhe, ou ele poderá fazer isso na sua mobília.

Corte

Em alguns casos os donos dos animais terão que fazer um corte nas suas unhas para evitar que eles se machuquem, o que realmente é muito comum depois de uma certa idade sem cuidar desta parte do corpo. Isso acontece porque as unhas dos gatos estão diretamente ligadas a osso e a uma grande quantidade de terminais nervosos, e por isso qualquer movimento que ele sinta neste local ele poderá realmente sentir muita dor, especialmente se a unha quebrar em algum momento que ele estiver caminhando, por exemplo.

Para cortar as unhas dos gatos é necessário ter tesouras especiais, por isso nem tente usar a tesoura que você está acostumado a utilizar nas suas unhas. Isso pode causar problemas para o seu gato e também para você. Estas tesouras podem ser encontradas em pet shops, sendo que elas possuem um tamanho e também um formato especifico que se ajustam melhor nas unhas dos bichanos.

Como cuidar das unhas do seu gato

Para fazer o corte, é necessário sempre prestar atenção namarcação que os vasos sanguíneos deixam. Isso porque, até um certo ponto, a unha pode ser cortada tranquilamente, sendo que o gato não vai sentir dor. Mas a partir de outro ponto o gato vai sentir dor. Nos gatos que possuem as unhas brancas fica bem mais fácil de encontrar este ponto, sendo que a marcação vermelha fica mais visível. Agora, quando o gato tiver as unhas escuras fica mais complicado, portanto é recomendado pedir ajuda de um veterinário na primeira vez, sendo que nas próximas a pessoa pode fazer sozinha.

Para facilitar a vida dos donos na hora de cortar a unha do gato, as pessoas podem fazer uma pequena pressão na pata do animal para que as unhas saiam um pouco para fora. Mas é importante que este movimento seja feito no gato regularmente, porque se deixar apenas para fazer na hora de cortar as unhas ele poderá estranhar.

É importante também que os donos ou criadores estejam preparados para este momento, que poderá levar ao estresse. Isso acontece especialmente quando o gato passa de uma fase adulta sem nunca ter cortado as unhas. É natural que ele se assuste, porque mesmo que ele não sinta dor se for cortado exatamente na marca correta, ele vai sentir o objeto cortando a unha, e desta forma poderá reagir.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários