Fofuxo.com

Banho seco caseiro para cães

Banho seco pode ser uma boa pedida na hora de limpar o seu cachorro, e ainda pode ser feito em casa.

O banho é importante na vida de todo o cachorro, ainda mais os que convivem diretamente com humanos. Mas existe um problema relacionado especialmente aos cães que moram dentro de apartamentos. Alguns cachorros passam a ter um mal cheiro mais frequente. As vezes não é necessariamente que ele seja mais frequente do que os cães de rua, mas como os animais de apartamento estão praticamente o tempo todo de baixo do nariz dos seus donos, o cheiro ruim pode ficar mais evidente. E geralmente a primeira reação das pessoas é mandar o cão para o banho.

Banho seco caseiro para cães

Mas os veterinários dizem que uma grande quantidade de banhos no animal podem prejudicar a saúde deles. Isso porque cada vez que um cachorro toma banho acaba saindo um pouco da camada de gordura que ele possui e que tem como principal objetivo proteger a pele dos animais. Com a redução desta camada de gordura, devido ao excesso de banho, o cachorro poderá estar muito mais suscetível a ter problemas de pele, fungos, bactérias e alergias. Por isso que a solução para um cão que está se coçando muito nem sempre é dar banho nele.

Os especialistas recomendam que um cão a cada 10 dias é mais do que suficiente, sendo que na maioria dos casos um banho por mês está mais do que suficiente. Mas dentro do apartamento, existem algumas raças que realmente fica bem complicado esperar todo este tempo antes de mandar o seu amigo para baixo da água.

Banho seco para cachorros pode ser excelente alternativa.

Neste momento, uma boa saída é a adoção dos chamados banho secos, que são produtos que podem ser aplicados diretamente na pele do animal e que não é necessário que ele seja enxaguado. É realmente muito simples e prático, além de deixar um cheirinho muito agradável no seu cão.

Existe uma grande quantidade de produtos desta natureza hoje em dia que estão à disposição dos donos para venda em Pet Shops e lojas especializadas. Estes produtos geralmente são vendidos em garrafas com spray, sendo que basta aplicar ele diretamente na pele do animal. Alguns produtos exigem que as pessoas esfreguem um pouco para ele conseguir reagir melhor, mas isso pode ser visto nas instruções que acompanham o produto.

Vale lembrar que é importante também conferir se o seu cão não possui alergia do produto. São raros os cães que apresentam este problema, mas pode acontecer. A dica de aplicação pela primeira vez é colocar um pouco do produto apenas em uma pequena quantidade da pele do animal e esperar um ou dois dias para ver se ele não vai desencadear qualquer reação alérgica. Caso nenhum problema aconteça, então o dono poderá aplicar o produto normalmente.

Banho Seco Natural

Existe ainda a possibilidade que o próprio dono faça o seu banho seco para aplicação no animal. Para fazer este banho seco, siga as seguintes instruções:

Pegue uma parte de água e amorne juntamente com meia parte de vinagre branco. Depois disso acrescente meia parte de álcool de cereais. O produto está pronto para ser utilizado, mas não é recomendado guardar muito tempo, o ideal é utilizar em duas, ou no máximo três aplicações.

Apesar de conter álcool, que ajuda a secar, este produto não tem a reação química que os industrializados possuem, portanto provavelmente será necessário que a pessoa seque bem o animal, inclusive fazendo o uso do secador.

Postado em .


Pela Web

Comentários