Fofuxo.com

Saiba mais sobre a relação entre gatos e leite

O alimento realmente faz bem para os felinos domésticos ou é apenas mais um mito?

O leite e os gatos aparecem sempre muito próximos, principalmente quando vemos os felinos domésticos representados em peças da cultura popular, como filmes, desenhos, propagandas etc. Quase sempre quando alguém resolve dar algum alimento para o seu gato é o leite que é colocado na sua vasilha.

Saiba mais sobre a relação entre gatos e leite

Mas será que realmente os nossos amigos felinos gostam tanto do leite de vaca, que é o que geralmente acabam oferecendo?

Primeira semanas

Como qualquer mamífero que se preste, os gatos quando nascem também dependem do leite materno como a sua principal fonte de energia para se desenvolver. Mas, neste caso, estamos falando do leite que sai da gata fêmea que pariu os filhotes. Como sabemos, os leites diferem de animal para animal mamífero, incluindo neste grupo o “bicho homem”.

Mas quando as alguém acaba encontrando algum gatinho filhote abandonado, as pessoas logo pensam no leite de vaca para oferecer como alimento. Mas, de acordo com a maioria dos veterinários, isso não é recomendado. O que as pessoas devem fazer, neste caso, é recorrer aos chamados leite de substituição, que são encontrados em casas de venda de produtos e alimentos para animais domésticos. Este leite acaba imitando o da gata em termos de quantidade de proteínas, vitaminas e gorduras.

Intolerantes

Saiba mais sobre a relação entre gatos e leitePor mais que isso não seja mostrado nos filmes e nos desenhos, os veterinários são unanimes ao afirmar que um grande número de representantes de gatos acabam desenvolvendo intolerância a lactose, que no caso acaba sendo a incapacidade ou a dificuldade de processar no organismo o leite de vaca.

Os problemas são bastante variados. Nos casos mais simples os gatos simplesmente terão fezes com mal cheiro. Mas nos casos mais graves pode levar o gato a problemas sérios no estomago e no intestino. Dores de barriga e diarreia também são muito comuns nos felinos que tomam leite de vaca, especialmente depois dos três meses de idade.

Dicas

O ideal é que sempre que os donos queiram oferecer leite para os seus gatos isso seja feito com o leite próprio para os felinos. Este pode ser utilizado como complemento a alimentação à base de ração seca. Mas nunca substitua qualquer refeição do seu amigo pelo leite. 

Postado em .


Pela Web

Comentários