Fofuxo.com

Saiba como alimentar de forma correta um cão desnutrido

Escolha dos alimentos corretos e cuidados com as porções de comida são importantes.

Quando as pessoas adotam ou encontram um cachorro que está pelas ruas geralmente seu estado de saúde não é bom. Muitos cães são abandonados e acabam passando pelas mais diversas intempéries. A falta de alimentos é uma das mais graves. E sem comida muitos cachorros acabam ficando desnutridos.

Saiba como alimentar de forma correta um cão desnutrido

Quando alguma pessoa resolve assumir a responsabilidade de ajudar este animal ela também acaba assumindo a responsabilidade de zelar pela sua saúde. No caso dos cães desnutridos, todo cuidado é pouco. Por mais que possa parecer simples resolver o problema, já que bastaria apenas dar um monte de comida para o cão, nem sempre isso pode resolver o problema definitivamente.

Confira algumas dicas para resolver o problema da desnutrição nos cães.

Primeira refeição

O mais recomendado é sempre é levar o cão que foi encontrado na rua para uma consulta veterinária. Neste momento o médico poderá fazer uma avaliação completa e precisa sobre como anda o estado de saúde do cão. Mas na prática nem sempre a pessoa consegue levar o cão ao veterinário assim que ele é retirado das ruas.

A maioria das pessoas acabam levando o animal para casa com o objetivo de oferecer comida para ele. Neste momento é importante para que a pessoa não ofereça uma grande quantidade de comida ao mesmo tempo. O cachorro vai estar com fome, vai comer muito rápido e vai comer a quantidade que conseguir engolir.

Esta primeira refeição, se for feita muito rápida e em grande quantidade, poderá causar problemas como vômitos, torção gástricas, dentre outros. Por isso é importante oferecer apenas uma porção de ração indicada para a idade dele e depois esperar pelo menos duas horas para oferecer mais comida.

Este momento também é importante pois começa a ser criado um vínculo entre o dono e o animal, que vai passar a confiar mais na pessoa que o está alimentando.

Pequenas porções

Saiba como alimentar de forma correta um cão desnutrido

O ideal é manter esta rotina de oferecer pequenas porções de comida ao longo do dia para o animal até que ele consiga comparecer a consulta ao veterinário. Não esqueça de sempre deixar um pote com água ao lado da ração.

Resistência a ração

Em alguns casos o cão, mesmo estando fraco, pode resistir a comer a ração. Os motivos são variados, mas podem estar relacionados a alguma doença que o cão tenha desenvolvido ou então ao fato do cachorro ser adulto e nunca ter comido ração própria para cães. Neste caso é recomendado oferecer comida que consiga chamar mais a atenção do animal para que ele possa recuperar um pouco das suas energias.

A dica é apostar em arroz branco cozido sem nada de tempero juntamente com um peito de frango cozido e desfiado, também sem tempero. Esta mistura provavelmente vai abir o apetite do animal. 

Postado em .


Pela Web

Comentários