Fofuxo.com

A importância do cálcio para o seu cão

A substância pode evitar uma série de problemas ósseos comuns em nossos amigos caninos.

Os humanos são lembrados diversas vezes ao dia da importância do cálcio para o seu organismo. Basta ligar a televisão e olhar algumas propagandas: sempre existem produtos ricos em cálcio, como o leite, que alertam a importância das pessoas ingerirem uma determinada quantidade de substância todos os dias para evitar problemas nos ossos.

A importância do cálcio para o seu cão

Mas o cálcio não é importante somente na vida das pessoas. Muitos animais também depende da substâncias para conseguir levar uma vida saudável. Os ancestrais dos cães, os lobos, conseguiam obter o cálcio necessário das suas presas. Mas com o passar do tempo estes animais começaram a passar por um processo de domesticação e restrição alimentar.

Alimenta e faz crescer

O cálcio é uma substância fundamental para os filhotes de cães que estão em plena fase de desenvolvimento. Portanto, o momento onde o cachorro mais vai precisar do cálcio realmente é no seu primeiro ano de vida. Basta parar um pouco e pensar no grande crescimento que os cães apresentam desde o seu nascimento até o final dos 12 primeiros meses de vida.

Todo este desenvolvimento ósseo precisa de cálcio para conseguir crescer e se manter resistente. E como o cálcio realmente está presente abundantemente no leite, as mães dos filhotes também precisam de uma grande quantidade de cálcio para conseguir produzir o leite que vai alimentar estes pequenos famintos.

Já os animais idosos, apesar de não terem mais tanta necessidade cálcio, ainda precisam do elemento para conseguir dar mais resistência a estrutura óssea que vai ficando mais fraca com o passar dos anos.

Onde encontrar o cálcio

A importância do cálcio para o seu cãoO cálcio está presente, antes de mais nada, no leite da cadela que teve filhotinhos. Por isso, é muito importante que os donos deixem os filhotes mamarem, pelo menos, durante o seus primeiros 30 dias de vida. Neste período ele vai conseguir ingerir cálcio suficiente para conseguir se desenvolver.

Quando o cachorro começar a comer rações, a grande maioria delas conta com cálcio recomendado para cães. Mas é importante ler atentamente na embalagem da ração para saber o quanto de cálcio pode ser encontrado naquela ração. Além disso, é importante também que os donos respeitem os diferentes tipos de rações, para pequeno, médio ou grande porte, pois eles apresentam diferentes quantidades de cálcio.

Reforços

Caso o cachorro tenha problemas relacionados a resistência dos seus ossos ou desenvolvimento de um modo geral, poderá ser recomendado dar um cálcio extra para os seus cães. Para isso, a dica é triturar casca de ovo e misturar com a comida do cachorro. 

Postado em .


Pela Web

Comentários