Fofuxo.com

Gatos gostam de doces?

Confira esta curiosidade sobre a alimentação dos felinos.

A grande maioria das pessoas que vivem próximas aos gatos já devem ter percebido que os felinos não costumam dar muita bola para os alimentos doces, principalmente quando comparamos com os cachorros, que estão sempre atrás de alguma coisa com açúcar que eles possam mastigar.

Gatos gostam de doces?

Mas este desinteresse dos felinos tem uma explicação bastante simples: os gatos não possuem a capacidade de sentir o sabor do açúcar. Portanto, quando eles comem algum alimento doce, eles acabam sentindo o gosto de todos os outros ingredientes, e isso faz com que ele não tenha interesse pela grande maioria dos doces dos humanos.

Sem gosto

Segundo pesquisadores, os gatos são os únicos mamíferos que foram pesquisados até hoje que não possuem a capacidade de sentir o gosto do açúcar. E a culpa é das chamadas papilas gustativas, um grupo de receptores que estão presentes nas línguas dos mamíferos e que permitem com os sabores sejam sentidos.

Gatos gostam de doces?

Os pesquisadores chegam a conclusão de que todos os gatos e também outros felinos, como leões ou tigres, não possuem a capacidade de sentir o gosto do doce por uma falta de algumas bases nitrogenadas que formam o DNA de um dos genes que permite com que cérebro entenda o sabor de um determinado alimento como doce.

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de uma série de pesquisas feitas com os felinos. Uma delas fez um experimento colocando água com açúcar e água normal, uma ao lado da outra, para ver qual delas os gatos preferiam. Os felinos não demonstraram nenhuma preferência, diferentemente de outros mamíferos que quase sempre preferem a água doce.

Postado em .


Pela Web

Comentários