Fofuxo.com

Dietas para cachorros que possuem diabetes

A diabetes é uma doença relativamente comum entre os cachorros. Mas este problema pode ser controlar com uma dieta.

A alimentação do cachorro é fundamental para a saúde do seu amigo. A grande maioria dos donos sabem que não é recomendado dar comida humana para os animais, especialmente doces. Mas muitas pessoas acabam por cima desta regra, achando que estão fazendo algo bom dar coisas gostosas para o nosso amigo comer. E um dos resultados destes maus hábito alimentares é a diabetes.

Dietas para cachorros que possuem diabetes

Assim como nos humanos, a diabetes canina se caracteriza quando existe uma grande concentração de açúcar no sangue. O corpo humano e também dos animais produzem a chamada insulina, que tem como principal atividade quebrar as moléculas de açúcar no sangue e transformar isso em energia. Quando o açúcar se acumula no organismo, existem uma série de problemas que podem acontecer.

Quando o cachorro é diagnosticado com diabetes, o dono precisa começar a tomar mais cuidado com tudo o que será dado para que o seu amigo coma.

A dieta para cães diabéticos é um pouco diferente do que se faz com as dietas para os cachorros saudáveis.

Quantidade de refeições

Uma das primeiras mudanças que devem ser feitas é na quantidade de vezes que o seu cachorro vai comer. A grande maioria das pessoas acabam dando comida apenas uma vez para o seu cachorro, o que é natural. Mas para o cachorro diabético, é recomendado que ele coma porções menores ao longo do dia. Este tipo de procedimento ajuda o organismo do cachorro a manter os níveis de glicose no sangue.

Caso o cachorro continue se alimentando apenas uma vez por dia isso pode fazer com que o nível de glicose aumente consideravelmente e depois caia perigosamente. Uma outra dica importante é sempre seguir as mesmas horas de alimentação, para que o cachorro se acostume.

Tipos de alimentos

Se o dono ainda dava qualquer tipo de comida para o cachorro, mesmo depois que ele foi diagnosticado como diabético, então é hora de suspender isso de uma vez por todas. A comida que deve ser dada é apenas ração. Escolha sempre boas marcas de ração, como Hill’s e Royal Canin, de preferência rações específicas para cães diabéticos. Este tipo de raça vem balanceada para suprir as necessidades do cachorro.

Depois de pegar as orientações com os veterinários, é importante ler atentamente as embalagens das rações para saber se aquela comida é ideal.

Não dê lanchinhos para o seu cachorro entre as refeições principais, nem mesmo biscoitos e petiscos para cães. Existem alguns momentos que será possível dar algum petisco para o seu cachorro, mas é importante conversar e combinar isso com o veterinário para não causar uma hiperglicemia. 

Postado em .


Pela Web

Comentários