Fofuxo.com

Dicas de dieta natural para cães obesos

Animais podem perder peso comendo coisas que vão agradar o seu paladar.

Se você está percebendo que o seu cão está ganhando peso com o passar dos dias, ou se as outras pessoas que não possuem contato direto diário com o seu animal estão percebendo que o animal está ganhando peso, pode ser um sinal de alerta. A obesidade é um dos maiores problemas enfrentados pelos cães domésticos atualmente, especialmente no Brasil.

Dicas de dieta natural para cães obesos

Um dos grandes problemas enfrentados no caso da obesidade é ainda um conceito de que os cães mais gordos são “mais fortes” e “mais bonitos”. Também existe aquele sentimento que as pessoas acabam tendo, oferecendo uma grande quantidade de comida para o seu animal apenas como uma forma dele ficar mais próximo ou então por achar que o cão está sempre com fome.

A obesidade canina pode ser causada por uma grande quantidade de fatores. Existe um fator genético que os cientistas ainda não entendem por completo mas que já está comprovado como uma das principais causas da obesidade, da mesma forma que acontece com os humanos. Mas a falta de uma alimentação adequada e também a falta de uma rotina de exercícios físicos também são fatores determinantes.

E quando estamos falando de alimentação, engana-se aqueles que pensam que os animais que comem ração todos os dias podem ficar livres do risco da obesidade. Além do costume ainda muito comum entre as pessoas de dar comida humana misturada com a ração, alguns cães podem estar comendo uma grande quantidade de ração com um teor maior de gordura, o que também acaba causando o ganho de peso.

Opções de dieta

Dicas de dieta natural para cães obesos

Quando os donos percebem que o seu pet de estimação está acima do peso, é de fundamental importância levar o animal para uma avaliação médica no veterinário. Ele poderá saber com mais precisão as causas desta obesidade e, principalmente, vai poder saber se ele já desenvolveu alguma doença em decorrência desta dieta.

Caso ele esteja com problemas como diabetes, por exemplo, o animal terá que fazer uma dieta muito específica. Mas se o caso for apenas de perda de peso, existem alternativas interessantes de dietas que podem ser oferecidas para o seu cão. Além das rações com baixo teor de gordura, também é possível montar um cardápio natural que vai ajudar o seu pet a perder peso.

Dieta natural para perda de peso

Existem basicamente duas opções de dietas de perda de peso que podem ser utilizadas, de forma natural, para os cães que precisam emagrecer: crua e cozida.

No caso da dieta crua, os donos podem oferecer uma refeição que contenha Meaty Bones (ossos carnudos) sem a pele, carnes magras, vísceras e legumes e verduras. É recomendado que a refeição seja composta, na maior parte, pelos ossos e pelos legumes e verduras, deixando as carnes magras e as vísceras em menor quantidade.

Já na refeição cozida também é possível acrescentar um carboidratos e suplementos de cálcio, com uma maior quantidade de carnes magras e legumes e verduras. 

Postado em .


Pela Web

Comentários