Fofuxo.com

Cuidados com cães que comem muito rápido

Alguns cachorros acabam devorando tudo o que vê pela frente, mas isso pode causar problemas.

Uma das características dos cães é seu apego pela comida, pelo menos a grande maioria das raças. Diferentemente dos gatos, que tendem a prestar mais atenção ao que estão comendo e também selecionam mais com base em gostos desenvolvidos ao longo da sua vida, a grande maioria dos cães acabam comendo o que é servido para eles.

Cuidados com cães que comem muito rápido

É claro que existem determinados cachorros que acabam desenvolvendo um tipo de paladar diferenciado. Por exemplo, cães que são criados com um determinado tipo de alimentação natural ou rações consideradas úmidas ou pastosas, podem recusar futuramente a ração seca apenas.

Mas existe um problema que também não é raro de encontrarmos entre os cães: aqueles que não apenas comem tudo o que é servido para ele como também come muito rápido, chegando até mesmo a se engasgar em determinados momentos.

Por que os cães comem rápido?

Existem vários acontecimentos ao longo da vida de um cão que pode desenvolver este comportamento, mas pelo menos dois deles são mais comuns. O primeiro é natural e acontece logo depois do nascimento, quando os cães acabam tendo muitos irmãos. Eles precisam ser rápidos se quiserem ter acesso a alimentação, seja oferecida pela sua mãe ou por um humano.

O outro motivo recorrente que desenvolve este comportamento do seu cão é quando ele sente fome durante um longo período. Isso acontece nos casos dos cães que são abandonados e ficam muito tempo tendo que procurar comida. Além de estarem famintos quando finalmente encontram algo para comer, eles precisam ser rápidos já que geralmente existem outros cães disputando aquele espaço. O resultado é que ele vai entender que sempre que ele encontra comida, mas que seja servida para ele, será necessário comer rápido.

Quais são os principais problemas que a ingestão rápida de comida causa?

Basicamente quando um cachorro come uma grande quantidade de comida em um curto espaço de tempo, ele poderá se engasgar, o que pode provocar até mesmo a morte se o dono não agir com agilidade. O vomito também é recorrente nos cães que comem muito rápido.

Como corrigir este comportamento?

Uma dica interessante é tentar passar a alimentar o seu cão mais vezes por dia, mas em pequenas quantidades. Desta forma, mesmo que ele coma rápido não vai conseguir agredir o seu estômago.

Este comportamento, de uma certa forma, também pode desenvolver uma série a agressividade, por isso é sempre importante acompanhar o seu cão, sempre ficando ao lado, acariciando ele, para que ele se acostume com a sua presença. Também é interessante, caso existam mais cães no mesmo espaço, alimentar aquele que apresenta o problema separadamente para que ele não fique mais ansioso. 

Postado em .


Pela Web

Comentários