Fofuxo.com

Alimentos para cães recém-nascidos

Confira dicas de alimentos que devem ser oferecidos aos filhotes após 30 dias do nascimento.

Muitas pessoas ficam com dúvidas sobre a alimentação de filhotes de cachorros. Todo sabem que logo que os cães nascem é extremamente importante que eles tenham contato com o leite materno, sendo que para aquele momento este alimento é de extrema importância. Mas até quando eles ficam mamando? E a partir de quando os donos já podem oferecer outros tipos de comida para os pequenos?

Alimentos para cães recém-nascidos

Cuidado com a fêmea

Um excelente indicativo de quando os filhotes devem parar de mamar é ficar de olho na mãe deles. No primeiro mês ela costuma ficar cheia de leite para dar aos pequenos, e além do leite materno fazer muito bem para os filhotes é importante para a mãe que ela não mantenha este leite armazenado durante muito tempo.

Mas depois de algum tempo o ato de mamar dos filhotes pode começar a incomodar a mãe, que vai sair do local e não deixar os filhos se aproximarem. Um dos principais motivos para isso é os dentes que começam a nascer e machucar as mamárias da mãe.

Mesmo assim, é importante que os donos jamais retirem todos os filhotes de uma vez só de perto da mãe. É recomendado ir tirando um a um, assim a produção de leite também vai diminuir consideravelmente e o risco que fica um pouco de leite e que ele fique empedrado é menor.

Desmame

Alimentos para cães recém-nascidos

Via de regra, a grande maioria dos veterinários recomendam que o desmame dos filhotes aconteçam entre 30 e 45 dias do nascimento. Neste período é importante que o leite da fêmea vá sendo substituído aos poucos por uma papinha. Hoje já existem no mercado as papinhas para filhotes prontas, basta abrir e oferecer ao animal. Mas ela também pode ser feita em casa com ração para filhotes amolecida com leite morno ou com água.

Esta papinha pode ser oferecida até mais ou menos os 60 dias de nascimento, onde aos poucos os donos podem ir trocando pela ração propriamente dita. Os donos podem manter a papinha e o leite da fêmea, revezando um ou outro durante o dia, mas é importante que o ato de mamar vá diminuindo com o passar dos dias.

Uma dica que vai ajudar muito os filhotes mais teimosos que não estão conseguindo se adaptar a papinha é usar o leite de cabra misturado com a ração para filhotes, já que ele é mais parecido para o cão com o leite da sua mãe do que o leite de vaca. 

Postado em .


Pela Web

Comentários