Fofuxo.com

Alho pode se tornar importante aliado na alimentação canina

Ao contrário do que muitas pesquisas feitas até então, este tempero pode trazer uma série de benefícios para os caninos.

Se os vampiros são criaturas que não podem nem se aproximar de uma determinada quantidade de alho, as pessoas comuns são beneficiadas com uma série de propriedades deste alimento que costuma ser utilizado como tempero na grande maioria dos pratos. Mas durante muito tempo se pensou que o alho não poderia ser dado para os cachorros, especialmente em virtude da falta de capacidade que estes animais acabam tendo de digerir determinados tipos de comidas.

Alho pode se tornar importante aliado na alimentação canina

Mas pesquisas e artigos mais recentes mostram que muito do que se falava com relação aos perigos do alho para a alimentação canina eram fatos não totalmente comprovados. Diversos veterinários, especialmente aqueles que estudam e se especializam sobre alimentação natural canina, defendem que os cães comam determinadas quantidades de alho todos os dias.

É claro que os cães não podem comer as mesmas quantidades de alho que os humanos, sendo que a proporção deve ser bem menor, para evitar justamente os problemas com relação a digestão destes alimentos. Estima-se que um humano que pese cerca de 80 quilos possa comer um equivalente a 2 dentes de alho por dia. Já um cachorro de 10 quilos pode comer, no máximo, um dente de alho.

O consumo de alho em excesso pelos cachorros pode causar danos oxidativos às células vermelhas do sangue, anemia ou até morte. Portanto, é recomendado ficar de olho nas seguintes proporções:

  • Cachorro de 4-6 kg – ½ dente de alho (máximo/dia)
  • Cachorro de 9-18 kg – 1 dente de alho (máximo/dia)
  • Cachorro de 20-32 kg – 2 dentes de alho (máximo/dia)
  • Cachorro de 35-41 kg – 2,5 dente de alho (máximo/dia)
  • Cachorro de +41 kg – 3 dente de alho (máximo/dia)

Benefícios dos alhos para os cachorros

São diversos os benefícios que o consumo de alho pode levar para o dia a dia dos cãezinhos, sendo que um dos principais é o controle da pressão arterial dos cachorros, que pode causar uma série de problemas, da mesma forma que os humanos. Além disso, o alho pode acabar aumentando o sistema imunológico dos cães como um todo, prevenindo uma série de doença.

O alho também ajuda a prevenir arritmias nos cães, uma vez que determinados compostos que estão presentes neste alimento, de forma natural, costumam ser utilizados na prevenção de Taquicardia Ventricular e Contrações Ventriculares Prematuras.

Postado em .


Pela Web

Comentários