Fofuxo.com

Schutzhund: Saiba mais sobre esta atividade canina

Treinamento para cães surgiu na Alemanha e se tornou popular em diversos países.

O treinamento para determinadas raças de cães acaba sendo algo extremamente importante, especialmente quando os donos buscam o desenvolvimento de uma determinada capacidade dos cães, como é o caso dos que servirão como cães de guarda. E uma das modalidades de treinamento que nasceu na Alemanha e que se tornou conhecida no mundo inteiro é o Schutzhund.

Schutzhund: Saiba mais sobre esta atividade canina

Na verdade o Schutzhund é uma mistura de treinamento e esporte que ajuda no desenvolvimento dos cães para as mais diversas finalidades, mas ela acaba sendo mais eficiente para um tipo bem específico de treinamento, destinado aos chamados cães de proteção.

O esporte acabou nascendo na Alemanha não apenas como uma forma de treinar o cão, mas ele também já funcionava como uma espécie de seletor natural, destinado a escolher aqueles cães que estavam mais inclinados a desenvolver determinadas atividades como cães de guarda. Determinados treinadores acreditam que o Schutzhund pode ser considerado como a atividade mais rigorosa que existe dentre os treinamentos disponíveis para os cães.

Hoje em dia o treinamento acabou se tornando um esporte competitivo, encontrado em algumas das mais importantes mostras de cães espalhadas pelo mundo inteiro.

Como funciona o Schutzhund

Schutzhund

O Schutzhund funciona como uma espécie de circuito onde os profissionais conseguem avaliar basicamente três capacidades que todo o cachorro deve ter para se tornar um bom cão de guarda: rastreio, obediência e defesa.

Estas três habilidades também acabam sendo divididas em três etapas do esporte. A primeira proporciona uma série de desafios para testar a percepção e também a concentração do cachorro. Na segunda fase, os cães devem conseguir identificar a voz do dono ou guia para obedecer os comandos que estão sendo dados. Já na última etapa o cão acaba enfrentando uma série de provas onde serão testadas coragem e confiança do cachorro.

Existem poucas competições de Schutzhund no Brasil, mas existem muitos treinadores que utilizam esta metodologia para conseguir treinar os cães. Mas é importante que os animais não sejam treinados nesta modalidade por pessoas que não estejam preparadas fisicamente e psicologicamente.

Confira um vídeo que mostra um pouco mais sobre este treinamento:

Postado em .


Pela Web

Comentários